Quais são as técnicas principais de amostragem?

Perguntado por: upereira9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Técnicas de Amostragem

  • Amostragem aleatória simples.
  • Amostragem sistemática.
  • Amostragem estratificada.
  • Amostragem por conglomerados.
  • Amostragem não probabilística.
  • Referências.

Os tipos de amostragem podem ser caracterizados em dois métodos distintos:

  • Amostragem probabilística. A amostragem probabilística é um método de derivação de uma amostra em que os objetos amostrais são selecionados de uma população com base na teoria da probabilidade. ...
  • Amostragem não-probabilística.

Existem vários tipos de amostragem. A amostragem probabilística é a mais indicada quando se deseja fazer generalizações dos resultados. Há situações em que apenas técnicas não-probabilísticas são possíveis.

Nesse cenário, os principais tipos de amostragem são:

  • aleatória simples;
  • sistemática;
  • conglomerada;
  • estratificada.

Fatores que determinam a qualidade da amostra

  • Sangue. O sangue é um dos vestígios biológicos mais comum em qualquer cena de crime. ...
  • Unhas e Cabelos. ...
  • Saliva. ...
  • Restos Mortais. ...
  • Preservativos e Roupas íntimas.

Em resumo, o processo da amostragem compreende três etapas principais:

  • Coleta da amostra bruta;
  • Preparação da amostra de laboratório;
  • Preparação da amostra para análise.

É costume considerar três tipos de amostragem estratificada: uniforme, proporcional e ótima. Na amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual número de elementos em cada estrato. Na proporcional, o número de elementos sorteados em cada estrato é proporcional ao número de elementos existentes no estrato.

A amostra dos dados deve ser representativa da população dos dados, ou seja, a amostra deve ter características similares às da população de onde foi retirada. Ocorre porém, que por mais bem escolhida uma amostra, ela jamais será a representação perfeita da população.

Amostra – São as pessoas dentro da sua população que irão responder à pesquisa. Se a minha população são moradores de uma determinada região, vou selecionar algumas pessoas dentro desse grupo para compor a minha amostra da pesquisa. Portanto, amostra é esse grupo de indivíduos que responderam à sua pesquisa.

A amostragem é o processo de selecionar um grupo de indivíduos de uma população, a fim de estudar e caracterizar a população total. A ideia é bastante simples. Imagine que você quer saber uma informação sobre um universo ou população, por exemplo, qual a porcentagem de fumantes no México.

Amostra sistemática.
Na amostragem sistemática, os elementos da população são colocados em uma lista e cada xº elemento da lista é escolhido (sistematicamente) por inclusão na amostra. Por exemplo,se a população do estudo contém 2000 estudantes do ensino fundamental e o pesquisador quer uma amostra de 100 estudantes.

A amostragem não probabilística seleciona um grupo de respondentes de uma população maior, tendo consciência de que alguns membros da população não têm chance de responderem à pesquisa.
...
Estratégias comuns de amostragem não probabilística

  • Amostragem por cota. ...
  • Amostragem por conveniência. ...
  • Amostragem bola de neve.

Os elementos de uma amostra são conhecidos como pontos amostrais, unidades amostrais ou observações. Tipicamente, a população é muito grande, portanto fazer um censo ou uma enumeração completa de todos os valores na população é pouco prático ou impossível.

A finalidade da amostragem é fazer generalizações sobre um universo ou uma população grandes sem precisar examinar todos os componentes do grupo. Os elementos de um grupo, de um universo ou uma população são qualquer coisa que possa ser mensurada, contada ou ordenada segundo posições.

Simplificando, uma amostra é um subgrupo ou subconjunto da população, que pode ser estudado para investigar as características ou o comportamento dos dados da população. As amostras de dados são criadas usando vários métodos de pesquisa, como amostragem probabilística e amostragem não probabilística.

O critério para definir o perfil da amostragem da pesquisa pode ser baseado em características demográficas como idade, sexo e classe social, assim como em características atitudinais de comportamento de consumo, por exemplo.