Quais são as técnicas de interpretação de texto?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

6 dicas para interpretar qualquer texto de forma eficaz

  1. Leia o texto sem pressa. ...
  2. Releia o texto e marque as palavras desconhecidas. ...
  3. Consulte novas palavras no dicionário. ...
  4. Faça resumo por parágrafos. ...
  5. Faça perguntas ao texto. ...
  6. Reescreva o texto.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

O método de interpretação racional ou lógica baseia-se na investigação da ratio legis (da razão da lei) e exige um pressuposto lógico para a sua utilização. Dessa forma, utiliza argumentos lógicos para descobrir o sentido da lei sem o auxílio de qualquer elemento externo senão a própria norma e sua racionalidade.

Qual a diferença entre compreensão e interpretação de texto? A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito, seja das frases ou das ideias presentes. Já a interpretação de texto, está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade.

Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto. Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.

A interpretação textual permite a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso e se amplia no entendimento da sua essência e ideia principal. Trata-se de uma competência imprescindível no mercado de trabalho e nos estudos.

São eles: elemento gramatical, lógico, sistemático, histórico, teleológico.

O principal objetivo da interpretação de texto é identificar a ideia principal dele. Quando isso é feito, é possível localizar as ideias secundárias, que podem ser argumentações, fundamentações ou explicações que irão esclarecer questões.

O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. Ele corresponde ao conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato. Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso.

Outra forma de estimular a interpretação de textos e criar, no aluno, o hábito de leitura é fazer perguntas a respeito dos textos. Uma das principais formas de assimilação da ideia central de um texto é a resposta de perguntas sobre o seu contexto.

Nossa primeira dica é começar destacando os elementos introdutórios do texto. Um pré conhecimento do que será lido, quais personagens, qual contexto pode atrair a atenção e facilitar a compreensão. Relembre os estudantes da importância de ler ou observar um texto pausadamente e retornar a ele sempre que necessário.

Por meio de pesquisa e da realização deste, é possível entender as regras de interpretação existentes, são elas: gramatical, lógica, sistemática, teleológica, histórica e comparativa.

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado

  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

Por fim, o texto apresentará, de forma objetiva e sistemática, os principais métodos de interpretação da hermenêutica jurídica clássica, quais sejam: métodos gramatical, lógico, sistemático, histórico, sociológico, teleológico e axiológico. Também será abordada as classificações das espécies de interpretação.

Podemos distinguir 6 (seis) formas de interpretação:

  • literal ou gramatical;
  • lógica;
  • histórico-evolutiva;
  • sistemática;
  • teleológica;
  • sociológica.

Disposições iniciais: os métodos de interpretação da norma são instrumentos variados, utilizados para a melhor retenção de entendimento de um texto legislativo. O intérprete deve escolher aquele que é mais propício, que convém.

O principal objetivo da interpretação de texto é estimular o estudante a identificar a ideia principal do conteúdo, buscando compreender o sentido da argumentação e fundamentos que são exprimidos no conteúdo.

Entender está na cabeça, no racional, na lógica. É a nossa inteligência intelectual, a nossa competência cognitiva. Já compreender vai além. Compreender significa não julgar.

1 explanar, esclarecer, elucidar, aclarar, explicar, expor. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Apreciar: 2 apreciar, analisar, comentar, criticar, decifrar, examinar.

2 Qual a diferença entre ler e compreender? 3 Ler Ato de ir além da codificação das palavras. Compreender Ato de entender o que o autor quer dizer através das palavras.