Quais são as técnicas de cultivo do solo?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Além da adubação verde, outras técnicas de manejo e de conservação do solo recomendadas pela Embrapa para a região semiárida são adubação, calagem, cobertura do solo, rotação de culturas, cultivo em curvas de nível, plantio direto e terraceamento.

Dá-se o nome “conservação do solo” às praticas aplicadas na promoção do uso sustentável do solo para o plantio. São consequências da degradação do solo a erosão, a compactação e o aumento da salinidade, entre outras.

Principais tipos de Cultivos

  • Soja. Milho.
  • Feijão. Trigo.
  • Café Pecuária.
  • Sorgo. Hortifrúti.

Vantagens Da Tecnologia Na Agricultura
Entre os benefícios da tecnologia na agricultura podemos destacar para usar os seguintes: Redução do consumo de água, fertilizantes e pesticidas, o que, além de proporcionar maiores lucros, reduz o custo do produto.

Na agricultura tradicional, a produção acontece em pequena escala e não são usadas máquinas, apenas ferramentas simples, como enxada, arado e animais de tração, sendo ainda marcada pela baixa produtividade.

Hoje os agricultores planejam sua produção com o apoio de sementes tratadas e melhoradas geneticamente. Além disso, empregam equipamentos para operações no campo e instrumentos que monitoram o desenvolvimento das plantas. Portanto, tudo muito diferente do que se empregava há séculos.

Agricultura moderna é um conjunto de práticas inovadoras que resultam em maior produção rural. Exemplos são a adoção do plantio mecanizado, do sistema de irrigação por gotejamento e das simulações estatísticas que avaliam se uma área é propícia para determinado plantio.

Práticas como cultivo de plantas de cobertura, plantio direto na palha, rotação de culturas, adubação controlada e correção da acidez do solo permitiram resultados surpreendentes.

O sistema de cultivo refere-se às práticas comuns de manejo asso- ciadas a uma determinada espécie vegetal, visando sua produção a partir da combinação lógica e ordenada de um conjunto de atividades e operações. No caso da produção animal, esse processo é chamado de sistema de criação.

Top 5 maneiras de cuidar do solo

  1. Pondere o uso do plantio direto. ...
  2. Promova a rotação de culturas para cuidar do solo. ...
  3. Use estratégias para evitar a compactação do solo. ...
  4. Adote a Integração Lavoura-Pecuária. ...
  5. Pondere ações para controle da erosão do solo.

Plantio direto: essa técnica objetiva a realização do plantio diretamente sobre os restos da colheita anterior, sem a necessidade de realizar uma nova aragem da terra, evitando a exposição do solo aos fatores climáticos e o seu desgaste. Além disso, ganha-se no combate à erosão e aumenta-se a produtividade.

Aprenda importantes métodos de conservação do solo

  • Prevenir a erosão. A erosão pluvial impacta os mais diferentes tipos de solo. ...
  • Fazer o plantio direto. Outra forma de conservar o solo é com o plantio direto. ...
  • Realizar a rotação de culturas. A rotação de culturas também garante a conservação do solo. ...
  • Fazer o reflorestamento.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles. Não pare agora...

Moderna, intensiva, extensiva, familiar, patronal e orgânica, são esses os tipos de agricultura presentes no nosso país.

Existem 7 principais tipos de produção agrícola no Brasil e no mundo:

  • agricultura extensiva.
  • agricultura intensiva.
  • agricultura familiar.
  • agricultura patronal.
  • agricultura orgânica.
  • permacultura.
  • agricultura comercial.

A soja, o milho, o arroz, a cana-de-açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

Quando o sistema de preparo do solo é feito de forma eficiente, ele irá proporcionar condições físicas e químicas ideais para que a planta tenha uma brotação de qualidade juntamente com um excelente crescimento e desenvolvimento radicular e com isso garanta o estabelecimento da cultura ali presente.

O principal objetivo é a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

São exemplos de tecnologias cada vez mais utilizadas na área agrícola das propriedades leiteiras:

  • 1) Sensores. ...
  • 2) Drones. ...
  • 3) Tratores e colheitadeiras. ...
  • 4) Máquinas e equipamentos agrícolas. ...
  • 5) Celulares, tablets e notebooks.

Assim surgiu a irrigação, com técnicas às vezes elaboradas: canais, feitos de bambu, de barro cozido ou de pedra; comportas; túneis para transposição de bacias; aquedutos; noras para elevar a água etc. Em muitas regiões, o homem construiu, de longa data, terraços com costados de pedra seca.