Quais são as técnicas de amamentação?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Orientação preventiva: técnica correta de amamentação; manter os mamilos secos e expô-los ao sol diariamente, não usando produtos que retirem a proteção natural dos mamilos; amamentar em livre demanda; ordenha manual da aréola antes das mamadas; evitar protetores de mamilo.

Ele pode ser dividido em 3 fases:

  • Colostro. Nos primeiros dias de vida, o estômago do bebê ainda é pequeno e comporta entre 5 e 27 ml de leite, por isso as mamadas são mais curtas e frequentes. ...
  • Leite de Transição. ...
  • Leite Maduro.

Quando o seu bebé está a agarrar a mama, dirija o mamilo para o céu da boca dele. Desta forma ele abocanha o mamilo, bem como parte da aréola por baixo. Isto significa que ele pode puxar tanto o mamilo como algum tecido da mama para dentro da boca e mamar bem.

Aleitamento materno exclusivo: é realizado exclusivamente com o leite materno, direto da mama ou ordenhado. Aleitamento materno predominante: neste caso, o leite materno é a principal fonte de nutrição da criança, ainda que ela já esteja recebendo água ou sucos de frutas.

Tipos:

  • 1.1. Aleitamento materno exclusivo:
  • 1.2. Aleitamento materno predominante:
  • 1.3. Aleitamento materno complementado:
  • 1.4. Aleitamento materno misto ou parcial:

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

Encoste suavemente o mamilo no lábio superior para que ele abra bem a boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será conseguir uma boa pega. Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca.

7 erros comuns durante a amamentação

  • Alimentação inadequada. Durante o aleitamento, tudo que é consumido pela mãe passa para o leite materno. ( ...
  • Uso de álcool e nicotina. ...
  • Pega incorreta. ...
  • Falta de concentração. ...
  • Excesso de disciplina. ...
  • Alternâncias de mamas na mesma mamada. ...
  • Amamentar com o bebê sonolento.

Aleitamento materno: quando a criança independente de receber ou não outros alimentos recebe o leite materno (direto da mama ou ordenhado). Aleitamento materno complementado: quando a criança recebe, além de leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido, com objetivo de complementá-lo e não substituí-lo.

A amamentação é o ato de alimentar o bebê com leite materno diretamente no seio da mãe. Esse ato é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo, entre outros benefícios, a redução do risco de doenças para a criança.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Mas para ter uma referência, é esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes por dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos por mamada.

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Contraindicado formalmente pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada, como é conhecida a prática de mães que amamentam filhos de outras que apresentam alguma dificuldade com o aleitamento, traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças, infecto-contagiosas, a mais ...

lactoalbumina

A principal proteína do leite materno é a lactoalbumina e a do leite de vaca é a caseína, de difícil digestão para a espécie humana.

O que é apojadura? Maíra Silva: Apojadura é o preparo da mama para a produção de leite que, geralmente, acontece até cinco dias após o parto. Neste período, as mamas ficam maiores e bem cheias, por igual, e algumas vezes quentes.