Quais são as taturanas venenosas?

Perguntado por: upaiva4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos
  • Dirphia ( Saturniidae) (abaixo)
  • Lonomia obliqua (Saturniidae) (abaixo)
  • Megalopyge albicolis (Megalopygidae) (abaixo)
  • Megalopyge lanata (Megalopygidae) (abaixo)
  • Podalia sp. ( Megalopygidae) (abaixo)

lagarta de fogo

A lagarta de fogo é uma espécie de taturana classificada como uma das mais perigosas do mundo. Ela é nativa das matas brasileiras na região Sul do país e pode ser encontrada em toda a sua extensão.

Em outras palavras, o veneno desta lagarta pode agir no organismo causando uma assustadora hemorragia. Os sintomas são assustadores: distúrbios de coagulação, insuficiência renal aguda, hematúria, sangramentos nasais e na gengiva. Estamos falando aqui de acidentes envolvendo o aglomerado de lagartas.

Lavar o local da picada com água fria ou gelada e sabão. Levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo oportuno. A identificação da lagarta causadora do acidente pode ajudar no diagnóstico.

Examine as marcas da lagarta.
Se a sua coloração tiver o propósito de disfarçá-las contra predadores ou de “informar” a todos que elas são cheias de toxinas, a maioria das espécies pode ser identificada através desse aspecto.

As altas temperaturas do verão são propícias para o aparecimento da Lagarta Lonomia, conhecida também como Taturana. Elas vivem durante o dia agrupadas nos troncos de árvores e na grama, onde causam acidentes em contato com seus espinhos.

Caso alguém tocar ou en- trar em contato com tatu- ranas deve lavar imediata- mente a área afetada com água e sabão, sem friccionar o local, colocar compressas com gelo ou água gelada que auxiliam no alívio da dor, porém é URGENTE procurar socorro médico, se possível levar algumas taturanas junto para iden- tificação e ...

As taturanas de forma geral apresentam uma coloração muito variada com combinações cromáticas que fascinam pela sua beleza, atraindo com muita facilidade o toque, principalmente, das crianças. O acidente é ocasionado pela introdução do líquido urticante na pele através de espinhos.

Como identificar a Lonomia obliqua:
Possuem colora- ção marrom-clara esver- deada com listras longitu- dinais castanho-escuras e várias formações brancas em forma de “U” distribu- ídas ao longo do corpo, que é recoberto por espi- nhos em forma de “pinheiros” verde-claros e ex- tremidades escuras.

As taturanas, também conhecidas popularmente como lagarta-de-fogo, mandruvá, taturana- gatinho, são na verdade larvas de borboletas ou mariposas (Ordem Lepidoptera). Lagartas de algumas mariposas apresentam o corpo recoberto por estruturas pontiagudas que, ao penetrar a pele humana, podem causar acidentes.

Dor e a sensação de queimação no local do contato, inchaço e vermelhidão são as manifestações iniciais do contato com a taturana. “Também podem ocorrer mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e vômito até três dias após o contato, por isso a importância de buscar atendimento médico assim que o acidente acontecer.

Se durante este processo o inseto for manipulado, as asas podem ficar mal formadas, originando uma borboleta ou mariposa deformada.

Além de ser prejudicial à saúde, a taturana verde também oferece risco às plantações, pois causam danos nas folhagens, o que prejudica a fase de desenvolvimento da planta. As principais plantações que ela normalmente se faz presente e causa diversos danos são as plantações de café e amora preta.

Alguns nomes vulgares são dados para essas lagartas como taturana-cachorrinho, taturana-de-flanela, taturana-gatinho, chapéu-armado, taturana-urso e bicho-cabeludo. Os principais representantes são Podalia orsilochus, Megalopyge albicolis, M. lanata e M. uruguayensis.

Algumas coisas podem ser feitas para reduzir ou tratar os efeitos de queimadura por lagarta, como lavar o local queimado com água corrente e realizar compressas com gelo. Ainda, você pode usar ingredientes naturais, como a babosa, que tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes.

As lagartas da maioria das borboletas são destituídas de pêlos, ao contrário das lagartas de mariposas. Há lagartas coloridas, mas a maioria delas é verde ou marrom, para confundir-se com a coloração das folhas e não chamar a atenção dos predadores.