Quais são as tabelas auxiliares da CDU?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

As tabelas são as seguintes:

  • Forma (Tabela Id. Auxiliares comuns de forma);
  • Língua (Tabela Ic. Auxiliares comuns de língua);
  • Raça (Tabela If. Auxiliares comuns de raça, grupos étnicos e nacionalidade);
  • Ponto de vista (Tabela Ii. Auxiliares comuns de ponto de vista);
  • Características gerais (Tabela Ik.

A CDD possui 7 tabelas auxiliares: a Tabela 1 Subdivisões standart, a Tabela 2 Áreas, a Tabela 3 subdivisões para literatura individuais, a Tabela 4 subdivisões para línguas individuais, a Tabela 5 Grupos raciais, étnicos, nacionais, a Tabela 6 Línguas, a Tabela 7 Pessoas.

A Classificação Decimal Universal (CDU) é um dos sistemas de classificação mais utilizados internacionalmente para a indexação e recuperação por assunto em sistemas de informação bibliográfica.

As tabelas auxiliares a serem utilizadas serão definidas pelo catalogador que deverá, preferencialmente, inserir descritores relacionados e fará uso do auxiliar quando necessário. Recomenda-se evitar a composição de números de chamada muito extensos para facilitar a localização das obras nas estantes.

Para a montagem da notação de classificação, a CDU sugere a seqüência em que os elementos (números) de classificação deverão ser citados – a ordem de citação. A ordem de citação, é a ordem em que os elementos são combinados para formar um número composto.

Atualmente há três edições médias: em alemão, em francês e em português, tradução feita pelo IBICT em 1972; Abreviadas: atingem 10% das edições desenvolvidas, dando o verdadeiro sentido universal da CDU. Traduzidas em 16 línguas; Condensadas: dão uma visão de conjunto da classificação.

Entre as características estruturais da CDU estão a decimalidade; a universalidade; seu caráter hierárquico e seu caráter analítico sintético.

Estudo comparativo entre os dois sistemas de classificação bibliográficas (SCB) mais utilizados do mundo, a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a Classificação Decimal Universal (CDU), com o objetivo de identificar semelhanças e diferenças relacionadas à elaboração, estrutura, notação, uso, publicação e aquisição.

O CDD é a Classificação Decimal Dewey e o CDU, a Classificação Decimal Universal. Você pode consultar as informações sobre o CDD no próprio site da Agência Brasileira do ISBN clicando aqui. Por sua vez, o CDU pode ser encontrado em tabelas como esta ou esta.

1° Você segue o número da CDD na ordem crescente; 2° A ordem alfabética do autor. É considerada a primeira letra do sobrenome do autor; 3° Número do autor na tabela PHA (ordem numérica crescente); 4° A primeira letra do título da obra (ordem alfabética de organização).

A CDD usa a notação hierárquica. O significado de coordenação e subordinação de assuntos é representado através dá notação. Por exemplo, de três assuntos demonstrados por 8 e 81, respectivamente, pode-se afirmar que 81 é subordinado a 8, e 8 e 9 são coordenados.

Estudando CDD e CDU para concursos

  1. Leia a introdução da CDD AQUI.
  2. Leia o manual de CDU do professor Odilon AQUI.
  3. Faça questões de várias bancas sobre o assunto. Analise como é cobrado. Aprenda com as questões.
  4. Decore os sinais da CDU (sempre é cobrado) e as classificações gerais.

Existem formas diferentes de catalogação, mas a mais utilizada é a Classificação Decimal de Dewey – CDD, para os íntimos – comum na maioria das bibliotecas em 135 países. Ela divide o conhecimento humano em dez grandes classes e atribui um número para cada uma.

Resposta: Primeiramente é necessário entender o que exatamente significa CM DM UM C D U, essa letras representam a ordem do número, sendo CM a centena de milhar , DM dezena de milhar, UM unidade de milhar, C centena, D dezena, U unidade.