Quais são as superstições das festas juninas?

Perguntado por: epires . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Confiram algumas dessas superstições: Introduzir uma faca que não tenha ainda sido usada no tronco de uma bananeira. No dia seguinte, aparecerá a inicial do futuro marido ou esposa; colocar duas agulhas numa bacia com água.

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

As festas juninas, como o próprio nome indica, são comemoradas no mês de junho e têm uma relação direta com o catolicismo popular, que foi herdado pelo Brasil da tradição portuguesa. Cada dia de comemoração das festas juninas está relacionado com um santo católico.

O Dia de São João é uma das comemorações da Festa Junina. São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.

João é um grande homem de Deus, e a gente não comemora. Por isso tiram a cabeça dele e falam isso”, diz. Os três livros bíblicos que citam a decapitação de João (de Mateus, Marcos e Lucas), no entanto, não têm essa menção.

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

Segundo a bíblia, São João era João Batista, um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Jesus e João teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas.

A realização da festa junina não é um consenso entre os fiéis de igrejas evangélicas. Além do catolicismo, a celebração da festa junina traz elementos de festa pagã, como os cultos solares — que aconteciam na Antiguidade nos dias de solstício de verão no hemisfério Norte — e sincretismos religiosos.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular. Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro.

A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.

Música, fogueira e brincadeiras
As músicas devem remeter ao clima caipira da comemoração. Faça uma playlist com músicas típicas para pular a fogueira e animar o baile. Entre elas, os clássicos: Cai Cai Balão, Pula a Fogueira, Isso aqui tá bom demais, entre muitas outras. Festa Junina sem fogueira não dá!

- A Festa Junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira (fica atrás somente do Carnaval). - O milho é a base de muitas comidas da Festa Junina, pois é neste mês que ocorre a colheita dele. - A região Nordeste do Brasil é a que mais comemora a Festa Junina.

Características da Festa Junina

  • Bandeirinhas e balões. A decoração das festas juninas são feitas com bandeirinhas coloridas, balões e tecidos quadriculados. ...
  • Comidas de festa junina. ...
  • Quadrilha. ...
  • Trajes caipiras. ...
  • Mastro de São João. ...
  • Fogueira. ...
  • Brincadeiras típicas de festa junina. ...
  • Música de festa junina.

Das festas pagãs às incorporações do cristianismo. As raízes dos festejos juninos estão associadas a tradições pagãs da Europa, que celebravam o solstício de verão no hemisfério norte, buscando afastar os maus espíritos ou pragas que poderiam afetar as plantações.

Esta e outras cantigas de roda são característica marcante das Festas Juninas realizadas em todo o país. Especialmente no interior, as homenagens a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro mobilizam a população e levam visitantes às pequenas e grandes cidades, nos dias 13, 24 e 29 de junho.