Quais são as suas cinco qualidades?

Perguntado por: dmata . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Listamos abaixo algumas opções que podem ajudar.

  1. Organização. Um exemplo de qualidade para a entrevista de emprego é a organização. ...
  2. Flexibilidade. Saber dançar conforme a música é essencial nos tempos atuais onde a mudança se tornou uma norma. ...
  3. Sinceridade. ...
  4. Criatividade. ...
  5. Proatividade. ...
  6. Pontualidade. ...
  7. Sabedoria. ...
  8. Persistência.

Se fazem parte do seu perfil características como a inteligência emocional, a integridade, a capacidade de resolução de problemas complexos, a capacidade analítica, a resiliência ou a empatia, elas devem ser enaltecidas numa entrevista de emprego.

Qualidades pessoais para currículo

  1. Leia as responsabilidades e os requisitos do emprego desejado;
  2. Considere apenas qualidades pessoais e profissionais verdadeiras;
  3. Não liste defeitos — mas reflita sobre eles, porque o assunto pode surgir na entrevista;
  4. Informe-se sobre as qualidades mais procuradas na sua área.

Qualidade é algo sempre positivo que alguém apresenta na sua essência e que agrega valor. Já um defeito é considerado algo negativo e que pode causar discórdia entre os seres humanos.

Escolha pontos fortes que você realmente tem e evite ser genérico. Dedique tempo para analisar a descrição da vaga de emprego e identificar as habilidades mais importantes para aquele cargo. Em seguida, escolha alguma que você possua e que considere ser a mais relevante.

Na resposta para a pergunta como você se vê daqui a 5 anos, construa um discurso mais genérico, como um esboço do que você imagina para os próximos anos da sua carreira. Também é muito importante ser claro, realista e sincero na hora de responder.

Para começar, faça duas colunas numa folha de papel. De um lado ficarão seus pontos fortes (aquilo em que você é consistentemente bom, no que se destaca e causa de elogios) e, do outro, os pontos fracos (o que atrapalha sua performance, do que sente falta e dicas de melhoria que já recebeu).

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Leve em conta os objetivos da vaga e mostre como sua experiência e habilidades vão contribuir para alcançá-los. Traga exemplos de resultados que você conquistou em experiências anteriores e que tenham a ver com os requisitos da vaga e as “dores” da empresa.

Como lidar com a pressão?

  1. Evite entrar em pânico. Quando sob pressão, as pessoas tendem a entrar em pânico. ...
  2. Organize as tarefas. Com a mente mais calma, organize as suas tarefas. ...
  3. Faça uma coisa por vez. ...
  4. Aceite o que você não pode mudar. ...
  5. Se conheça. ...
  6. Pratique reagir à pressão. ...
  7. Peça ajuda quando necessário.

A melhor resposta para a pergunta “Quais são seus pontos fortes?” é aquela que lista suas qualidades que são diretamente relacionadas com a vaga para à qual você está sendo entrevistado e te diferencia de outros candidatos.

Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.” Muitos recrutadores consideram que utilizar uma "qualidade enfeitada de defeito" demonstra a falta de sinceridade e autoanálise do candidato.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Por outro lado, um ponto fraco é a incapacidade de realizar algo com qualidade e consistência. Em outras palavras, trata-se de uma atividade ou habilidade em que, frequentemente, o seu desempenho é abaixo da média. Para exemplificar, imagine que você fala muito bem em público.

Exemplos comuns de pontos a melhorar

  • Dificuldade de falar em público.
  • Falta de habilidade em resolver conflitos.
  • Não reage bem ao trabalho sob pressão.
  • Dificuldade com horários e prazos.
  • Dificuldade para trabalhar em equipe.
  • Falta de uma habilidade necessária (ex. saber outro idioma, mexer em um programa de computador, etc)

Você só pode destacar a importância da empresa para você se a conhecer, certo? Por isso, inclua em sua resposta detalhes que provem a sua familiaridade com a companhia, como o setor de atuação, tempo no mercado, momento e estratégias atuais e também parte da história dos negócios.

Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Já um defeito, seu contrário, é uma característica negativa.

Conclusão

  1. Boa comunicação interpessoal.
  2. Trabalho em equipe.
  3. Proatividade.
  4. Inteligência emocional.
  5. Perfil de liderança.
  6. Comprometimento e responsabilidade.
  7. Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento.
  8. Habilidades de negociação.

Uma das maiores qualidades de uma pessoa é a honestidade. A honestidade é um dos pilares da moralidade e uma das virtudes mais importantes para o ser humano. A honestidade significa ser verdadeiro consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Honestidade é a base de uma boa reputação e caráter.

Veja aqui 8 qualidades profissionais valorizadas e como desenvolvê-las!

  1. Boa comunicação e assertividade.
  2. Facilidade de trabalhar em equipe.
  3. Perfil de liderança.
  4. Comprometimento para com a empresa.
  5. Busca constante por conhecimento.
  6. Proatividade no trabalho.
  7. Habilidade de negociação.
  8. Inteligência emocional.