Quais são as sílabas não canônicas?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Além da sílaba CV, vale notar que a língua portuguesa apresenta outras estruturas ou padrões silábicos não canônicos, tais como: V (a-bacate), VC (es-ca-da), CVC (por-ta), CCV (pro-va) .

As sílabas complexas são formadas, principalmente, por dígrafos (rr, ss, nh, ch, lh,…) e encontros consonantais (tr, dr, fr, pl, bl, cl,…). Ocorre também a junção de uma vogal e uma consoante na mesma sílaba (como al, as, az, ar,…), bem como a mudança fonética de uma consoante (como ce, ci, ge, gi,…).

Monossílabas: palavras que possuem apenas uma sílaba: pé, flor, mão. Dissílabas: palavras que possuem duas sílabas: balão (ba-lão); suco (su-co); santo (san-to). Trissílabas: palavras que possuem três sílabas: hóspede (hós-pe-de); lareira (la-rei-ra); sapato (sa-pa-to).

Consideramos obra canônica como sendo aquela que está inserida em uma determinada tradição cultural, tipicamente ocidental. Mesmo quando a obra contesta essa tradição, ela rompe com o passado recente e recupera o passado remoto de tal forma que a retomada da tradição está sempre em pauta.

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.

Os elementos tidos como "canônicos" normalmente advêm da fonte ou autor original do universo ficcional, enquanto que os materiais "não-canônicos" (ou "apócrifos") vêm das adaptações, spin-offs e outras fontes não oficiais, geralmente em outro tipo de mídia.

A leitura canônica busca interpretar a Sagrada Escritura qual ponte entre a exegese bíblica e o cânon dos livros inspirados, tendo como pano de fundo não somente o texto em seu contexto imediato, mas no contexto amplo em que está inserido como, por exemplo, profetas ou escritos paulinos ou, ainda, em seu contexto ...

Neste sentido, consideram-se obras não canônicas aquelas em que a narrativa volta-se, sobretudo, à compreensão dos processos da ciência, do fazer científico e dos dilemas envolvidos na prática da ciência (compreendida como prática sócio-cultural), diferentemente de obras de divulgação científica cuja centralidade ...

As sílabas canônicas são aquelas formadas por uma consoante e uma vogal (C + V), seguindo sempre essa ordem. As sílabas não canônicas não seguem essa disposição. Elas podem ser formadas somente por vogal (V) ou por vogal e consoante (V + C), entre outras opções, tal como acontece com os encontros consonantais.

A palavra complexa é formada por derivação ou composição, definição do DT. Ou seja, é formada por mais do que um constituinte morfológico. São, por isso, obrigatoriamente constituídas por afixos derivacionais, podendo também apresentar afixos flexionais.

Com as sílabas complexas: A sílaba canônica é a mais comum na nossa língua, por isso, a denominamos como simples - sua estrutura é composta por uma consoante e uma vogal - CV. As demais estruturas trazem maiores desafios a quem está aprendendo, por isso denominamos, sílabas complexas.

Exemplos de palavras polissílabas com quatro sílabas

  • televisão (te-le-vi-são);
  • borboleta (bor-bo-le-ta);
  • esperança (es-pe-ran-ça);
  • enfraquecer (en-fra-que-cer);
  • política (po-lí-ti-ca).

Polissílaba = palavras compostas por mais de 3 sílabas.

Trissílabas

Trissílabas: palavras formadas por três sílabas.

Sílaba canônica é a sílaba constituída por uma consoante (C) e por uma vogal (V) - nesta ordem. Ela é também conhecida como sílaba CV e ocorre, por exemplo, nas duas sílabas da palavra mato (ma-to).

Evangelhos canônicos são considerados os únicos escritos inspirados verdadeiramente por Deus. Estes quatro Evangelhos fazem parte de todos os catálogos antigos das Escrituras gregas cristãs, não existindo a menor dúvida quanto à sua legitimidade oucanonicidade.

Significado de Cânon
substantivo masculino [Antigo] Decreto, regra que diz respeito à fé, à disciplina religiosa. Conjunto dos livros que se considera de inspiração divina. Regra, modelo a ser seguido: o cânon da beleza clássica. [Gramática] Grafia atual e preferencial: cânone.

- Leite (lei-te);

vas·sou·ra ra.

Vinagre (vinho + acre);

Este termo foi atribuído pelos Católicos aos livros que não foram reconhecidos pelas autoridades religiosas do Cristianismo e do Judaísmo ao longo dos séculos.