Quais são as sete bases do poder?

Perguntado por: massuncao4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O poder e a liderança são divergentes, visto que a liderança pressupõe uma busca comum de objetivos, com foco maior em sua influência. Podemos dividir o poder em 7 bases: coerção; recompensa; identificação; posição; ligação; informação e competência.

Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa. Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos.

O poder legítimo é caracterizado pela permissão que o indivíduo dá à outra pessoa para influenciá-lo. Então, isso pode acontecer nas relações entre líder e liderado, desde que o liderado ache legítimo o cargo e a competência do seu líder.

O quarto poder trata-se de uma expressão utilizada para declarar que o jornalismo e os meios de comunicação de massa podem exercer determinada influência sobre a sociedade.

Existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.

No Brasil, o Poder Executivo e o Poder Legislativo são definidos a partir de votação direta, enquanto o Poder Judiciário é direcionado por ministros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado.

Quinto poder é um termo controverso criado pelo escritor e jornalista Ignacio Ramonet, cuja pretensão foi de desenvolver um sistema de separação de poderes do governo de Montesquieu. Existindo tal poder de caráter não oficial, ha alguns candidatos a este quinto poder.

De acordo com a Constituição brasileira, as funções do Estado são exercidas por três Poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Líder é aquele com capacidade de inspirar outras pessoas e, ao mesmo tempo, desenvolver e potencializar habilidades profissionais e pessoais. Antes de tudo, é fundamental compreender que exercer a liderança traz mais benefícios e compromissos do que simplesmente chefiar uma equipe de trabalho.

"Poder legitimado com base em qualidades de um líder excepcional ou demonstração de visão ou realização extraordinária, que inspiram a lealdade e a obediência dos seguidores".

Os Três Poderes e Suas Funções

  • Poder Executivo. O Poder Executivo, como o próprio nome já pressupõe, é o poder destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país. ...
  • Poder Legislativo. O Poder Legislativo é o poder que estabelece as Leis de um país. ...
  • Poder Judiciário.

Para o filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, o poder reside naquele que possui os meios materiais de produção de capital, o que, em sua época, eram as fábricas e as terras. Por meio da posse dos meios de produção, o proprietário submete seus empregados ao seu poder.

Essa a diferença a nosso ver. Paulo Bonavides entende pelo vocábulo força a capacidade material de comandar interna e externamente. Já o poder significa para o Professor Bonavides a organização ou disciplina jurídica da força.

Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade o poder é um só, ocorrendo uma divisão de atribuições e funções do Estado. O mesmo necessita praticar atos para se mostrar presente na vida dos governados.

A teoria dos Três Poderes foi elaborada de diferentes maneiras e proposta por nomes como Aristóteles, John Locke e Montesquieu. Tem como objetivo evitar a concentração de poder e o abuso dele por meio de uma tirania. A adoção desse sistema é uma cláusula pétrea da Constituição brasileira, e ele não pode ser abolido.

O Executivo administra, o Legislativo cria as leis e o Judiciário faz com que sejam cumpridas.