Quais são as serpentes?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Atualmente existem oito linhagens de serpentes no mundo: Leptotyphlopidae (com 117 espécies), Typhlopidae (369), Boidae (52), Pythonidae (41), Viperidae (305), Elapidae (347), Lamprophilidae (299) e Colubridae (1755). A única que não possui nenhum representante no Brasil é a Pythonidae.

As serpentes de maior importância no Brasil estão representadas pelos gêneros: Bothrops, que são as Jararacas; Crotalus, que são as Cascavéis; Lachesis, as Surucucus; e Micrurus, as Corais.

Embora algumas pessoas acreditem que serpentes possuem veneno e cobras não, a verdade, é que não há diferença entre os dois nomes – cobra e serpente significa a mesma coisa, sendo venenosa ou não. Já a víbora, não é um nome genérico.

No mundo existem por volta de 2.930 espécies de cobras ou serpentes. O Brasil abriga 321 delas – aproximadamente 10% do total –, das quais apenas 36 são peçonhentas.

Para você conseguir compreender melhor o que as diferencia, é simples: a serpente é um grupo de animais do qual a cobra faz parte. Ou seja, pode-se afirmar que as cobras são uma subcategoria dentro da grande família das serpentes.

As serpentes são vertebrados, carnívoros, pertencentes ao grupo dos répteis. São características destes animais: a ausência de patas, pálpebras e ouvido externo, a presença de língua bífida ou bifurcada, e a pele recoberta por escamas.

1) Serpentes
As mais comuns são a jararaca-da-mata (Bothrops jararaca), a cascavel (Crotalus durissus) e a surucucu (Lachesis muta).

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

Qual é a maior cobra do mundo? Conheça as maiores espécies do planeta!

  • Píton-reticulada.
  • Anaconda.
  • Píton-ametista.
  • Píton-africana.
  • Píton-birmanesa.
  • Jiboia.
  • Mamba-negra.

As mais venenosas
Na lista das serpentes mais perigosas estão a coral-verdadeira, cascavel, surucucu pico-de-jaca e jararaca.

Cobra-cega (Gymnophiona)
As cecílias são anfíbios, uma classe evolutiva muito diferente, que reúne animais como sapos, rãs, pererecas e salamandras. No entanto, a falta de patas causa a confusão com as serpentes. A diferença entre répteis e anfíbios são muitas, e as principais estão na pele e nos ovos.

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

No entanto, um vídeo que circula nas redes sociais deixou os internautas chocados. Nele, uma cobra-real (Ophiophagus hannah), a cobra venenosa mais longa do mundo, que pode medir até 5 metros de comprimento, é vista “de pé” em uma área rural na Índia.

A Taipan é considerada a primeira entre as cobras mais venenosas do mundo. Seu veneno hemotóxico é potente e complexo, e capaz de destruir células sanguíneas causando hemorragia interna. A substância é inoculada por meio de duas presas fixas na parte posterior da boca.

Taipan-ocidental: a cobra mais venenosa do mundo
Seguindo essa lógica, a cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM, na sigla em inglês), conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus), é natural do país continental.

As serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbóis, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia.

taipan

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

sucuri

Considerada a maior cobra do Brasil, a sucuri pertence ao gênero Eunectes. Ou seja, o seu nome não designa um único animal, mas quatro espécies – três delas podem ser encontradas em território brasileiro.

Cobra-papagaio
Pela combinação com o nome de outras espécies, deve ter dado para notar que se trata de uma cobra típica da América do Sul, mais especificamente das regiões da floresta amazônica. Na aparência, chama atenção a coloração verde com manchinhas branco-amarelas.

Haroldo Bauer

Haroldo Bauer, conhecido como Rei das Serpentes, é morador de Serra Talhada, Pernambuco. Youtuber famoso por ensinar e desvendar mitos sobre as serpentes, despertando curiosidade por sua habilidade com as cobras.