Quais são as sequelas de uma pessoa com sífilis?

Perguntado por: hcarvalho6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Se a infecção evoluir, em seu estágio mais avançado pode haver complicações severas, como lesões cardiovasculares e neurológicas, deixando sequelas irreversíveis. “Nos dois primeiros estágios da doença, os sintomas regridem e o paciente pensa que está curado.

As primeiras fases do problema podem ser bem discretas e imperceptíveis, e a pessoa pode passar por eles sem notar, chegando à fase terciária, a mais grave de todas, entre dois e 40 anos depois da infecção.

Se não for tratada, a sífilis em seu terceiro estágio pode danificar a aorta, cérebro, medula espinhal e outros órgãos. Os médicos geralmente fazem dois tipos de exames de sangue para confirmar que a pessoa tem sífilis.

Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

Cefaleia, febre, náuseas, vômitos, rigidez de nuca, neuropatias cranianas (II, VII e VIII nervos) e crises convulsivas são comuns no quadro clínico. Já meningomielite e polirradiculopatia, apesar de raras, podem surgir também. O acometimento é precoce, muitas vezes após tratamento falho de sífilis recente.

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.

O critério de cura da sífilis é o desaparecimento dos sintomas e uma queda de 4 vezes (2 titulações) nos níveis de anticorpos. Exemplos: VDRL era 1/64 e após o tratamento caiu para 1/16. VDRL era 1/32 e após o tratamento caiu para 1/8.

Diagnóstico precoce e o tratamento para sífilis
A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Evolução da doença
Nela, sintomas como febre, dores nas articulações e emagrecimento se manifestam. Na terciária, a sífilis atinge o sistema nervoso central, causando problemas neurológicos, que deixam sequelas ou causam a morte.

A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar a doença uma vez não promove imunidade.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

Sífilis terciária
O estágio mais perigoso da doença, mas também o mais demorado, já que pode surgir depois de décadas do contágio, se o paciente não se submeter ao tratamento.

Além disso, a pessoa infectada com a sífilis pode ter um mal-estar generalizado, descamação da pele, vermelhidão em todo o corpo, cansaço, perda de peso, dores de cabeça, dor muscular, febre e caroços espalhados por todo o corpo.

Verdade. Quem já teve a doença pode ter filhos, desde que a sífilis tenha sido tratada e os exames de sangue confirmem que o casal esteja curado.