Quais são as sequelas de uma overdose?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Algumas sequelas que podem ocorrer após uma overdose são alterações motoras, que incluem falta de coordenação ou fraqueza, alterações cognitivas, como distúrbio de memória e atenção. Além disso, também pode deixar a pessoa epilética e aumentar um quadro de depressão, que pode ter consequências serias, como suicídio.

Naloxona, conhecida pelo nome comercial Narcan, é uma substância de efeito rápido que anula os efeitos da overdose por drogas derivadas do ópio.

A Naloxona – muitas vezes referida por seu nome comercial, Narcan – é atualmente a única droga amplamente disponível para reverter overdoses de opioides. Molecularmente semelhante ao opioide Oximorfona, a Naloxona funciona ligando-se aos receptores opioides, bloqueando os efeitos de outros opioides.

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas.

Alguns sintomas gerais associados a vários estados de overdose incluem dor intensa no peito, convulsões, fortes dores de cabeça, dificuldade em respirar, delírio, agitação extrema ou ansiedade.

O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise. Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios.

Os efeitos imediatos da administração de cocaína manifestam-se de maneira geral, por um estado de euforia, bem estar, desinibição, loquacidade, resistência ao trabalho, perda de apetite, liberação erótica e insônia.

Quando uma overdose ocorre, ela pode causar sintomas aparentes. Porém, as mais agressivas são capazes de provocar a falência dos órgãos vitais — como coração e pulmão —, sendo o principal motivo de mortes entre dependentes químicos.

Quando a ingestão for maior que a velocidade de metabolização, ocorrerá acumulação das substâncias tóxicas (intoxicação) em níveis capazes de provocar parada cardiorrespiratória ou depressão total do sistema nervoso central, sendo fatal.

O uso de mais de 3 gramas por dia para adultos saudáveis aumenta o risco de danos graves ao fígado. Como a substância está presente em vários medicamentos, uma overdose involuntária pode ocorrer.

– Isquemia gastrointestinal: Os gases tóxicos desregulam o pH do estômago e do intestino e podem gerar lesões que evoluem à isquemia (redução de irrigação sanguínea). Nos casos mais graves pode haver perfuração dos órgãos. No caso do intestino, parte do órgão pode perder sua funcionalidade.

Cocaína

Cocaína faz o cérebro envelhecer mais rápido, sugere estudo.

Femproporex. O Femproporex é um derivado da anfetamina que age no sistema nervoso central, nomeadamente no hipotálamo, diminuindo a fome. É, portanto, uma droga inibidora do apetite.

Exemplos: diazepam, bromazepam, clobazam, clorazepam, estazolam, flurazepam, flunitrazepam, lorazepam, nitrazepam, etc.

A doença é um distúrbio hereditário no coração que leva ao aumento do risco de síncope e morte súbita. Problemas de saúde não são os únicos responsáveis por mortes durante o sono. Existem ainda outros fatores que podem fazer uma pessoa morrer dormindo, como uma overdose.

Diminuem a capacidade de raciocínio e a velocidade das reações. Traz calma e tranquilidade, sonolência e diminuição dos reflexos. O maior representante deste grupo é a heroína.