Quais são as sequelas de tuberculose?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A tuberculose afeta predominantemente os pulmões, e muitos pacientes, não obstante a cura confirmada bacteriologicamente, terão sequelas da tuberculose, com perda da função pulmonar e sintomas respiratórios crônicos, além de diminuição da capacidade de exercício e da qualidade de vida.

COMO SABER SE A TUBERCULOSE ESTÁ CURADA? Somente o médico pode avaliar se o doente está curado ou não. Muitas vezes, o paciente melhora após um mês de tratamento (desaparece a febre, melhora o apetite, há ganho de peso) e abando na o tratamento.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.

Dor torácica
Ela pode surgir por vários motivos, desde a lesão do pulmão pela própria tuberculose, quanto pelo esforço causado pela tosse crônica, ou mesmo pelo acometimento da pleura pela infecção, que se caracteriza por uma dor que surge durante a respiração profunda, chamada de dor pleurítica.

Ao encontrar condições favoráveis, esses bacilos se tornam metabolicamente ativos e se multiplicam de novo. Quando esta multiplicação ocorre durante o tratamento da tuberculose, os bacilos podem ser eliminados; se a atividade se der somente após a quimioterapia, irá determinar a recidiva da tuberculose.

Um paciente que teve tuberculose pode ter um novo episódio, por recidiva da doença, que ocorre mais frequentemente nos primeiros dois anos após o primeiro episódio ou por uma nova infecção.

O tempo para adoecer pode variar de semanas até anos, dependendo da resistência da pessoa. QUANDO ATENDEM UM DOENTE COM TUBERCULOSE? Os profissionais atendem doentes com tuberculose todos os dias durante muitas horas.

PODE-SE PEGAR TUBERCULOSE MAIS DE UMA VEZ? Sim, principalmente se o tratamento não for feito corretamente.

Suco de abacaxi, pimenta e sal
Embora possa parecer uma mistura estranha, segundo uma revisão de remédios naturais no tratamento da tuberculose, foi possível observar que essa mistura tem um poder muito forte para dissolver o muco pulmonar e aliviar a tosse.

A tuberculose é uma doença que não é influenciada pela alimentação. Não há restrição alimentar na tuberculose.

A Tuberculose é uma das doenças que mais matam no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença que pode ser transmitida facilmente pelo ar, pode agravar-se quando associada a vícios e doenças com a diabetes e HIV.

A Tuberculose (TB) é uma patologia infecto-contagiosa que acomete principalmente o pulmão, atingindo cerca de 80% dos casos. É comum que o paciente com TB apresente baixo peso e desnutrição por ter falta de apetite e emagrecimento devido ao desconforto em se alimentar por causa da tosse recorrente.

Tuberculose miliar: é uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.

Caso contrário, num período de tempo que varia e que pode alcançar até um ano, o paciente desenvolverá um quadro de fraqueza progressiva, febrícula vespertina, perda de peso e de apetite, sudorese noturna e tosse produtiva. Sem tratamento, a tuberculose pode ser fatal.

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

A tuberculose óssea é um tipo de tuberculose extrapulmonar em que a bactéria Mycobacterium tuberculosis espalha-se na corrente sanguínea e instala-se nos ossos e articulações, principalmente na coluna, quadril e joelho, levando ao aparecimento de alguns sintomas como dor no local em que a bactéria está devido à perda ...

O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença.
...
Os remédios mais utilizados são:

  • Isoniazida;
  • Rifampicina;
  • Etambutol;
  • Pirazinamida.

XAROPE DE RIFAMPICINA, PRÓPOLIS E MEL PARA TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. Patente de invenção composto por fração de extrato bioativo de própolis vermelha, tuberculostático rifampicina e solução de melito de abelha estéril, como veículo. O produto deverá ser utilizado na forma de xarope.

Normalmente os pacientes com a tuberculose ativa apresentam perda de gordura corporal e por isso é necessário um acompanhamento de um educador físico e de um nutricionista para evitar que a atividade física colabore negativamente para a perda de peso.

A pessoa portadora de Tuberculose ativa terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição e desde que tenha qualidade de segurado, conforme o artigo 26, II, e artigo 151, ambos da lei 8.213/91.