Quais são as sequelas da clamídia?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, pois pode provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Assim como sequelas subsequentes como gravidez ectópica e a infertilidade.

É importante levar em consideração o período de incubação da bactéria, que gira em torno de 15 dias. No entanto, quando ela resolve “dar o ar da graça”, encontra grandes possibilidades de fazer um estrago no organismo e resultar em situações bem incômodas.

Nem todas as pessoas contaminadas com clamídia apresentam sintomas, podendo a infecção passar despercebida por muitos anos. Os pacientes com clamídia assintomática tornam-se fontes de contaminação permanentes, motivo pelo qual a clamídia é a DST mais comum no mundo.

PCR (reação em cadeia da polimerase)

A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas.

A clamídia normalmente afeta a área genital de homens e mulheres, mas há casos de pessoas que foram infectadas com clamídia nos olhos e também na garganta.

O tratamento de todos os contatos sexuais dentro dos últimos 60 dias deve ser feito com associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E azitromicina 1 g, dose única OU a associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E doxiciclina 100 mg, de 12/12 h, por 7 dias [1,2,7].

Principais complicações causadas pela clamídia
A clamídia também pode causar a inflamação do endométrio, tecido que recobre a face interna do útero, condição conhecida como endometrite, alterando a receptividade endometrial, resultando em falhas na implantação do embrião e abortamento.

Se a clamídia não for tratada, os sintomas costumam desaparecer naturalmente dentro de algumas semanas.

Os principais sintomas masculinos da clamídia são:

  • corrimento purulenta uretral;
  • aumento do volume dos testículos;
  • dor testicular;
  • ardência ou dor ao urinar.

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis. “A candidíase produz coceira, secreção esbranquiçada e pode deixar a vagina e a vulva inchadas e avermelhadas.

Como essa é uma doença que pode causar sérios problemas, mas ser assintomática, é uma boa ideia consultar o ginecologista ou urologista regularmente, e fazer o teste uma vez por ano se você for sexualmente ativo.

O aumento de 2 ou mais títulos na 2ª amostra é positivo para doença aguda ou atual. Observação: A IgG anti-Chlamydia trachomatis está presente em 100 % das crianças com pneumonia e conjuntivite de inclusão, podendo significar, entretanto, transmissão materna passiva de IgG.

Chlamydia trachomatis, IgM - R$89,00 - Labi Exames.

As amostras para este teste podem ser coletadas de duas formas: por meio do exame de urina de primeiro jato ou por meio de raspagem endocervical ou vaginal, realizada pelo ginecologista. O prazo médio para a liberação dos resultados é de 10 dias.

O que é? O Exame PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) para clamídia é um teste genético, ele é útil porque o agente infeccioso cresce exclusivamente dentro das células do portador. A sensibilidade dos testes de DNA é em torno de 20% maior do que a da cultura do material genital.

A maioria dos pacientes contaminados pela clamídia não apresentam sintomas distintivos, podendo ser facilmente confundidos com infecção urinária quando apresentados.