Quais são as rotas de absorção de água pelas raízes?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato. Após atravessar a epiderme, a água movimenta-se pelo córtex, atingindo a endoderme e seguindo em direção ao cilindro vascular, formado por tecidos condutores. Ao atingir o xilema, a água segue da raiz para outros locais da planta.

A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal. Quando chega às folhas, a água sai dos elementos condutores e passa para o mesófilo das folhas.

O nitrogênio é absorvido nas raízes sob a forma de NO3- ou NH4+, sendo então incorporado em aminoácidos na própria raiz ou na parte aérea.

A absorção de água ocorre principalmente nas raízes das plantas, através de células especializadas chamadas de pelos radiculares.

raiz

A raiz é o órgão da planta responsável pela fixação e também pela absorção de água e de sais minerais do solo. Ela representa, portanto, o acesso da água ao interior do vegetal.

Região pilífera ou de absorção: nela se encontram os pelos absorventes. Eles são fundamentais para garantir-se uma maior absorção de água e nutrientes, entretanto, não se trata do único local de absorção. Região de ramificação: nela temos a parte mais velha da raiz.

Os nutrientes podem ser absorvidos através de dois locais nas plantas: via radicular e via foliar. Por via radicular, a absorção de íons é maior na zona dos pelos radiculares, sendo por onde a maior parte dos nutrientes é absorvida.

Raízes Subterrâneas
São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas, permitindo assim uma sub-classificação: axial ou pivotante, ramificada, fasciculada e tuberosa.

O transporte de água nas plantas é feito principalmente pela rota do xilema, essa rota é mais simples quando comparada com a da raiz, tendo menor resistência, assim tem menor gradiente de pressão necessário para o transporte de água do solo para as folhas.

A seiva bruta é transportada via xilema, e a seiva elaborada é transportada pelo floema. A seiva bruta segue sempre da direção da raiz, onde água e sais são absorvidos, para as outras partes da planta.

xilema

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

O processo de absorção de nutrientes ocorre no sistema digestório e consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células do corpo. Esse processo se dá depois que os alimentos são digeridos no sistema gastrointestinal.

São três os processos de absorção: interceptação radicular, fluxo de massa e difusão. As plantas obtêm os nutrientes que necessitam através da absorção, pelas raízes, dos elementos existentes na solução do solo. “E são três os processos de absorção: interceptação radicular, fluxo de massa e difusão.

ABSORÇÃO E TRANSPORTE DE ÍONS
Difusão: o nutriente entra em contato com a raiz ao passar de uma região de maior concentração para uma de menor concentração próxima da raiz.

Intestino grosso faz a reabsorção de água e eletrólitos.

O caule sustenta as folhas, as flores e os frutos da planta. Ele também conduz a água e os sais minerais absorvidos pela raiz até as folhas e distribui o alimento fabricado nas folhas a todas as outras partes do vegetal.

A absorção radicular pode ocorrer por duas vias diferentes, consoante o local utilizado para a movimentação da água. As duas rotas podem se a via simplástica e a via apoplástica. Estas vias ocorrem geralmente quando a água se desloca da epiderme para a endoderme das raízes.

intestino delgado

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

Partes da raiz
Esse é o mecanismo de crescimento da raiz. Zona lisa: Também denominada zona de crescimento, é a parte onde ocorre o alongamento vertical e crescimento da raiz. Zona pilífera: Denominada também como zona de absorção. Tem a função de absorver água e sais minerais do solo que formarão a seiva da planta.