Quais são as rimas do poema?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. A classificação de rimas poderá ser feita quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.

Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Essa repetição sonora ocorre na terminação das palavras e pode ser perfeita, correspondendo na totalidade, ou imperfeita, correspondendo apenas em sons vocálicos ou em sons consonantais.

Rimas ricas: ocorrem quando há repetição de sons idênticos no final das palavras, que não possuem outros sons em comum. Exemplo: amor / dor. Rimas pobres: ocorrem quando há repetição de sons semelhantes no final das palavras, mas que possuem outros sons em comum. Exemplo: casa / mesa.

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

Esquema de rimas é como uma ordem que estabelece que verso rima com qual. Para isso, atribui-se a cada verso uma letra do alfabeto. Para versos que rimem com ele, damos a mesma letra. Marcaremos A para o primeiro verso e B para o segundo, já que não têm rimas entre si.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Palavras que rimam com Vida: ávida. Estilo de vida. Atrevida.

Palavras que rimam com Amor: Clamor. Azar no jogo sorte no amor. Erva-do-amor.

Dicas práticas de como rimar

  1. Não se apegue às palavras e aos versos, mas à mensagem e ao sentimento.
  2. Escolha um verso qualquer para iniciar o poema.
  3. Reescreva e teste diferentes versos e rimas.

Palavras que rimam com Coração: Inspiração. Integração. Prostração.

As rimas pobres não devem ser desdenhadas ou desmerecidas pela adjetivação pejorativa que carregam no nome. Isso porque há muitas obras literárias construídas a partir desse recurso estilístico. São consideradas ricas as rimas entre palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes.

a) Rima perfeita
Esse tipo de rima caracteriza-se por uma identidade absoluta entre os sons. Note que falamos em identidade de sons, e não de letras.

  • Nemãe.
  • Papai-e-mamãe.
  • Não sair debaixo das saias da mãe.
  • Dilmãe.
  • Xamãe.
  • Queridinho da mamãe.
  • Papai e mamãe.
  • Engana-mamãe.
  • Atroz.
  • Albatroz.
  • Veroz.
  • Galaroz.
  • Nóis queiroz.
  • Cobra-feroz.

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.