Quais são as religiões que não comemoram a Páscoa?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Islamismo. Os muçulmanos não comemoram a Páscoa da mesma forma que os católicos, uma vez que acreditam na existência de Jesus como um profeta de Deus. Além disso, Jesus é citado em diversas passagens do Alcorão, confirmando narrativas bíblicas.

Sendo religiões de origem africana, na essência, o Candomblé e a Umbanda não comemoram a Semana Santa. “Mas em decorrência da interferência cristã nessas duas religiões, nós passamos a respeitar alguns pontos”, informa a dirigente espiritual da Casa de Caridade Navegantes de Oxalá, Angélica Valadão.

Enquanto católicos e evangélicos celebram a ressurreição Jesus, outras religiões têm seus próprios ritos. A Páscoa é comemorada, neste domingo (9/4), a data lembra supermercados lotados, com ovos de chocolate de todos os tipos e tamanhos pendurados, filas e almoço de família.

Já para os evangélicos, a páscoa é oriunda da passagem da bíblia em que Deus orienta Moisés a atravessar o mar vermelho. "Aquele dia, que podia ser o último dos Judeus, se tornou um dia de libertação. Para nós, Cristo é essa passagem, libertação. Por isso celebramos", disse o pastor Daniel Lopes.

As Testemunhas de Jeová não comemoram algumas festividades consideradas pagãs, como o Natal e a Páscoa, mas celebram outras datas religiosas, como a morte de Cristo.

Uma de suas tradições é o hábito de não comer carne na sexta-feira, data conhecida por Sexta-Feira Santa dentro da Igreja Católica. Para nós, católicos, comer carne em todas as sextas-feiras do ano — com raras exceções, que explicaremos logo mais — configura pecado de natureza grave.

A Doutrina Espírita não comemora a Páscoa, ainda que acate os preceitos do Evangelho de Jesus, o guia e modelo que Deus nos concedeu: “(…)

Semana Santa na Umbanda – A Páscoa nos Terreiros
Algumas casas de santo comemoram a Páscoa realizando a troca de ovos de chocolate. Isso não tem nenhuma ligação com as tradições da Umbanda, acontece apenas por ser um costume arraigado em nossa sociedade.

Considerado um período de preparação para a Páscoa, onde os fiéis realizam o jejum e passam por abstinência, além de vivenciarem a oração e a penitência.

Nos Candomblés de origem Banto, na sexta-feira santa é feito o ritual da "Kura" (fechamento de corpo). Este ritual era praticado pelos Ndembu de Luanda pelo nome de "Nkula", para purificá-los.

O povo hebreu foi escravizado durante anos. Qual o primeiro povo que comemora a Páscoa? Sendo os judeus, o primeiro povo a comemorá-la. A Páscoa é um dos momentos mais importantes para os cristãos, porque a quaresma representa o sofrimento de Cristo, e a Páscoa representa sua ressurreição, e sua volta para o Céu.

O budismo também não comemora a Páscoa. A doutrina tem suas próprias festas e as mais celebradas são as que fazem referência ao nascimento de Buda.

O feriado da Sexta-feira Santa - ou Paixão de Cristo - existe em todos os países de tradição católica.

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

A resposta simples é não. Cristo não muda. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente", como nos diz Hebreus 13:8 (grifo nosso). Jesus nunca observou o Domingo de Páscoa, nem nunca respaldou ou ensinou Seus discípulos a celebrá-lo.

Diferença entre Páscoa Judaica e Páscoa Cristã
Os judeus comemoram a passagem da escravidão para libertação, enquanto que os cristãos comemoram a passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.