Quais são as religiões que não celebram a Páscoa?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

As comunidades de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, não celebram a Páscoa. É que a fé e os costumes dessas religiões não se baseiam no cristianismo, mas em entidades como Orixás, Nkisis e Voduns, que regem tradições e rituais diferentes.

A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

O pastor explicou que a páscoa evangélica não está associada a morte e ressurreição de Cristo. "Nós entendemos que Cristo é a nossa passagem da morte para vida, da derrota para a vitória. Páscoa significa superar". Na tradição evangélica, a data é celebrada com apresentações teatrais e cultos nas igrejas.

Para os judeus, que não reconhecem a figura de Cristo como o Messias, a comemoração ocorre durante a semana seguinte à da Páscoa cristã. judaica é marcada sobretudo pela refeição pascal (Seder), que é feita em família.

Entre as religiões que não celebram a Páscoa também encontramos o budismo. Isso acontece porque a religião tem suas próprias festas e as que mais são comemoradas são aquelas que fazem menção ao nascimento de Buda. Já no Islamismo a Páscoa também não é celebrada, pois para eles a data mais importante do ano é o Ramadã.

Considerado um período de preparação para a Páscoa, onde os fiéis realizam o jejum e passam por abstinência, além de vivenciarem a oração e a penitência.

Para a doutrina espírita a páscoa não tem o significado que outras doutrinas derivadas do cristianismo primitivo. O fato de Jesus ter vivido a humilhação e as tragédias no dia da páscoa, nós compartilhamos o sentimento de compaixão, ternura pelo mestre incomparável.

A Doutrina Espírita não comemora a Páscoa, ainda que acate os preceitos do Evangelho de Jesus, o guia e modelo que Deus nos concedeu: “(…)

Semana Santa na Umbanda – A Páscoa nos Terreiros
Algumas casas de santo comemoram a Páscoa realizando a troca de ovos de chocolate. Isso não tem nenhuma ligação com as tradições da Umbanda, acontece apenas por ser um costume arraigado em nossa sociedade.

O feriado da Sexta-feira Santa - ou Paixão de Cristo - existe em todos os países de tradição católica.

Sexta-Feira Santa é uma data no cristianismo que está diretamente vinculada à celebração da Páscoa, sendo que os cristãos consideram que nesse dia Jesus Cristo foi crucificado e morto pelos romanos. A celebração da Sexta-Feira Santa é marcada pelo luto e pela ampliação de práticas de devoção dos fiéis.

Na Umbanda e no Candomblé, a celebração se assemelha à da Igreja Católica, festejando a ressurreição de Jesus Cristo, também representando a passagem da morte para a vida. Já os seguidores do Islamismo e do Hinduísmo, trazem em sua doutrina uma ideia de libertação, de superação entre o bem e o mal.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

(1) A prescrição sobre a celebração da Páscoa (Ex 12.21-28) é legitimada pelo editor do livro de Êxodo. Assim, o cabeçalho deste capítulo (Ex 12.1) afirma que a prescrição da Páscoa (12.21-28) é autorizada por Javé.