Quais são as religiões que guardam o sábado?

Perguntado por: lgouveia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Trata-se dos sabatistas, religiosos que guardam o sábado, a exemplo dos judeus e dos adventistas.

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado. Ele deve servir ao homem e não para destruir a sua vida.

Deus renovou com os israelitas um mandamento concernente a esse dia, dizendo: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8).

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Algumas religiões, como a Igreja Adventista do Sétimo Dia e correntes do judaísmo ortodoxo, não permitem que seus fiéis trabalhem do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado. No caso de judeus, há feriados religiosos que, em alguns casos, não coincidem com feriados nacionais.

guarda do sábado começa ao por do sol da sexta feira e só termina com o por do sol do sábado, sendo que nos dois dias durante o por do sol, todos os membros fazem uma leitura dos ensinamentos bíblicos e uma oração.

“Por que fazeis o que não é permitido em dia de Sábado?” O evangelho de hoje nos ensina que Jesus é o Senhor do Sábado, do plano de salvação de Deus e da história. Isto quer dizer que a nossa vida está em suas mãos. Cabe a nós aceitar ou recusar a sua salvação.

É assegurado ao empregado o repouso semanal remunerado de apenas 1 dia na semana, devendo este ser preferencialmente aos domingos. Portanto, o sábado é considerado dia útil, e o empregador pode exigir que o funcionário trabalhe.

Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado." Ao dizer isso, Jesus declarou puros todos os alimentos. O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres.

Mateus 12. Jesus proclama-Se o Senhor do Sábado e cura no dia do Sábado — Ele é acusado de expulsar demônios pelo poder de Belzebu — Ele fala da blasfêmia contra o Espírito Santo e diz que uma geração má e adúltera pede sinais.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

O sétimo dia da semana, dedicado a Saturno, passou a ser dedicado ao Shabbat judeu, dia do descanso consagrado pelo Velho Testamento; ele se tornou o Sabbatum (sábado) dos católicos.

A Ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã e parte do Credo Niceno: “Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras”.

A palavra sábado significa descanso, cessação, interrupção, tempo sagrado para repouso.

Os batistas do sétimo dia são batistas que observam o sábado, o sétimo dia da semana, como dia santo ao Senhor. Adotam uma teologia batista pactual, baseada no conceito de sociedade regenerada, do batismo consciente de crentes por imersão, do governo congregacional e da base escriturística de opinião e prática.