Quais são as regras para viver em sociedade?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Sendo elas:

  • Respeito às pessoas, regras, direitos e diferenças;
  • Gentileza;
  • Saber ouvir;
  • Conversar com os outros;
  • Evitar uso de palavras de baixo calão;
  • Aceitar seus erros;
  • Ser cooperativo.

A cultura da liberdade sem limites tem provocado muitas crises e traumas sociais que seriam facilmente evitados com pequenas regras para o bom convívio social. A ausência de regras faz com que o mais forte sempre vença o mais fraco. Para viver em sociedade, isto não a tornará mais humana e civilizada.

Ter boa comunicação, ser cordial, agradável e respeitoso é regra fundamental em qualquer tipo de relações humanas.

A primeiríssima regra: seja educado.
Respeito pelos colegas é essencial. Caso discorde de algum conteúdo, manifeste-se – porém – sempre de forma educada. Mesmo que precise ser enfático em algum ponto de vista: use palavra adequadas e seja claro o suficiente para não criar mal-entendidos.

Tipos de regras

  • Regras gramaticais . Aquelas que são específicas do idioma e que regulam a forma como é utilizado e como funciona, para que seja sempre igual sem depender do utilizador que o fala.
  • Regras de cálculo . ...
  • Regras do jogo . ...
  • Regras legais . ...
  • Regras da estrada .

As regras sociais impõem determinada postura, comportamento, saudação ou vestimenta, dependendo do local e do nível social. Assim também a moda, outro fator de adequação social, que exige certo traje em local e evento apropriados.

As normas se exprimem por meio de regras ou princípios. As regras disciplinam uma determinada situação; quando ocorre essa situação, a norma tem incidência; quando não ocorre, não tem incidência. Para as regras vale a lógica do tudo ou nada (Dwokin).

7 Segredos para viver em harmonia e construir laços poderosos

  1. 1 – Dê o primeiro passo. ...
  2. 2 – Tenha empatia. ...
  3. 3 – Mantenha o diálogo. ...
  4. 4 – Saiba perdoar. ...
  5. 5 – Conecte-se ao momento presente. ...
  6. 6 – Mostre-se disponível para ajudar. ...
  7. 7 – Saiba ceder e relevar quando for preciso.

Comer de maneira saudável, praticar atividades físicas, manter a mente ativa, entre outras práticas exercidas em meio à uma boa vida social é essencial.

As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Esses conceitos são pilares fundamentais para a convivência, como a igualdade, a fraternidade,a justiça, a empatia, e a dignidade.

O respeito e a solidariedade são dois valores imprescindíveis para que a convivência harmoniosa seja possível.

São as normas que nos asseguram conviver em paz e em harmonia evitando a discórdia. Saudar ao chegar, despedir-se ao sair, dar 'obrigado' ou pedir perdão são normas muito simples que as crianças podem adquirir desde pequenos.

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

Ter amigos e conviver diariamente com as pessoas de quem gostamos faz bem à saúde. Apesar de parecer óbvio, já existem estudos científicos que comprovam a importância do convívio social: a nossa saúde mental (e até física) melhora conforme investimos em tempo de qualidade com pessoas que nos são queridas.

As atitudes são compostas por três componentes: cognitivo, afetivo e de comportamento.