Quais são as regras do verbo?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Regra geral, os verbos sofrem flexão, concordando em número e pessoa com o sujeito verbal. Há, contudo, alguns casos em que a concordância verbal é feita de forma específica, não obedecendo a essa regra. Leia mais sobre concordância verbal e casos específicos de concordância verbal.

Existem verbos regulares, irregulares, significativos, de ligação, anômalos, auxiliares, pronominais, reflexivos, abundantes, defectivos, impessoais, unipessoais, transitivos e intransitivos.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. Sou eu que faço você sofrer? Ou é você que sofre por minha causa?

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

O que determina a classificação dos verbos é a forma como eles terminam, se é em –ar, –er, –ir ou –or. Dessa forma, verbos terminados em –ar, como cantar, pertencem à primeira conjugação. Já os verbos terminados em –er, como correr, pertencem à segunda conjugação.

Alguns verbos apresentam certas irregularidades e particularidades no processo de conjugação. Entre eles, destacam-se os verbos “pôr”, “polir” e “conter”, os quais analisaremos nesta videoaula.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

No universo da gramática, a concordância verbal e nominal ocorre quando um verbo varia em número e pessoa, de acordo com o sujeito (concordância verbal), ou quando o adjetivo precisa variar em gênero e número em relação a um substantivo (concordância nominal).

Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências.

A característica marcante dos verbos é a capacidade de serem flexionados em pessoa (1°,2° ou 3°), número (plural ou singular), modo (subjuntivo, imperativo ou indicativo), tempo (passado, presente ou futuro) e voz (passiva ou ativa).

O que são os verbos? Verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

Os verbos comuns são freqüentemente usados com substantivos para descrever ações. Usa-se “have” com nomes que se referem a comer, beber, conversar e lavar. Usa-se “give” com nomes que se referem a barulho, batida ou conversa. Usa-se “make” com nomes que se referem à conversa, planos e viagem.

Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração: Eu estudei matemática.

O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Concluir; descrever; distinguir; deduzir; demonstrar; discutir; explicar; identificar; ilustrar; inferir; interpretar; localizar – relatar; revisar.

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação.
...
Exemplos de verbos que indicam ação

  • pensar;
  • dividir;
  • lutar;
  • almoçar;
  • nascer;
  • acreditar.