Quais são as regras do sistema indo Arábico?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O sistema de numeração indo-arábico é um sistema posicional. Isso porque um mesmo algarismo tem valores diferentes para cada posição que ocupa o número. Considere, por exemplo, os números 73 e 37. No número 72, o algarismo 7 vale 7 dezenas ou 70 unidades (7 x 10), enquanto no número 37 ele vale 7 unidades (7 x 1).

Os sumérios e os babilônios usavam a base sessenta. Os indianos reuniram as diferentes características do princípio posicional e da base dez em um único sistema numérico. Este sistema decimal posicional foi assimilado e difundido pelos árabes e por isso, passou a ser conhecido como sistema indo-arábico.

O sistema de numeração indo-arábico tem esse nome devido aos hindus que o inventaram, e devido aos árabes, que o transmitiram para a Europa Ocidental.

Existem diversos tipos de algarismos diferentes, mas para tornar esse texto mais explicativo nós vamos trabalhar com os dois mais utilizados na nossa língua:

  1. Algarismos indo-arábicos. Os algarismos indo-arábicos são os que utilizamos em nosso cotidiano. ...
  2. Algarismos romanos.

Inventado pelos antigos hindus e divulgado pelos árabes é, por isto, chamado de sistema indo-arábico. Trata-se de um sistema numérico que permite que todo cálculo seja feito na folha do caderno. Isto é possível porque é articulado a partir da correspondência uma coluna, um algarismo.

Resumo sobre o sistema de numeração decimal
Para escrever todos os números, o sistema de numeração decimal utiliza os algarismos de 0 a 9: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. A ordem dos algarismos é fundamental para a composição de cada número. Assim, o sistema de numeração decimal é posicional.

Os indianos reuniram as diferentes características do princípio posicional e da base dez em um único sistema numérico. Este sistema decimal posicional foi assimilado e difundido pelos árabes e por isso, passou a ser conhecido como sistema indo-arábico. Nosso sistema de numeração retrata o ábaco.

Para expressar e escrever quantidades representadas numericamente, empregam-se símbolos denominados algarismos. No sistema de numeração decimal, ou de base 10, que é o mais utilizado na prática, utilizam-se 10 símbolos diferentes (e daí o seu nome): 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

O sistema de numeração decimal é de base 10; É Composto por dez algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9); É um sistema posicional, mudando de valor de acordo com a posição que ele ocupa em um determinado número; Utiliza o número zero para identificar que naquele local não há referência de nenhum valor.

Ele é conhecido como sistema decimal posicional, e sua origem é indo-arábica. Esse sistema foi escolhido pela grande facilidade de, com ele, realizarmos operações e pela sua praticidade em representar números maiores, já que é dividido em unidades, dezenas e centenas.

Em 1202, o matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido como Leonardo Fibonacci, publicou Liber Abaci, onde mostrava a importância e as vantagens do sistema de numeração indiano, que agora seria conhecido como indo-arábico.

No caso, a referência é especificamente para Abu Ja'far Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, conhecido como Al-Khuarismi, que viveu aproximadamente entre os anos 780 e 850. Foi graças a ele que os intelectuais europeus souberam da existência dos numerais indo-arábicos.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.

O zero foi o último número natural a ser criado.

A palavra "algarismo" tem sua origem no nome do famoso matemático Al-Khwarizmi. Mais: Cada um dos elementos de um numeral é um algarismo ou dígito: Numeral com 3 dígitos: 426.

Os números naturais, inicialmente conhecidos como números arábicos, são números inteiros e positivos do conjunto N – letra do alfabeto latino que representa os grupos com infinitos algarismos. Eles são representados pela sequência N = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10...}.

indo-arábico - Wikcionário.

10

O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO ATUAL POSSUI 10 SÍMBOLOS E É CONHECIDO COMO SISTEMA DECIMAL POSICIONAL, OU SEJA, NELE A POSIÇÃO DOS ALGARISMOS É IMPORTANTE.

• Sistema de base 12 ou sistema duodecimal
Há 12 valores diferentes para os dígitos. Ou 12 algarismos utilizados: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B.