Quais são as regras do sistema de numeração egípcia?

Perguntado por: mibrahim4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Sistema de numeração egípcio

  • Os símbolos são agrupados de 10 em 10;
  • Não é posicional;
  • Cada símbolo é utilizado no máximo nove vezes;
  • Não existe a representação do número zero.

Sistema de numeração Egípcio
Esse sistema de numeração foi usado no antigo Egito, e se baseia em 10, isto é, a contagem é de 10 em 10. Algumas características: 1) Cada símbolo pode ser repetido até 9 vezes. 3) Não existia um símbolo para expressar o zero.

O sistema de numeração dos povos antigos egípcios tinha uma base de representação decimal, pois os seus símbolos podiam-se repetir até nove vezes, para além disso, utilizavam-se de um outro símbolo, mudando de símbolo em ciclos de 10 em 10.

Sistema de Numeração Egípcios

129
IIIIIII IIII I

Os anos egípcios eram de 365 dias contados a partir da subida ao trono de cada rei. Esta contagem era independente das três estações em que se subdividia o ano solar, marcadas pelas necessidades agrícolas.

A escrita do antigo Egito era chamada de hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto.

Resposta verificada por especialistas
No sistema de numeração egípcio os símbolos são agrupados em ordem. Veja que para representarmos o 500 nós não usamos um símbolo que representasse o 5 e o 100 ao mesmo tempo e sim que o símbolo que representa o 100 aparece 10 vezes. Isso serve para outros números.

Sistemas de numeração mais usados em eletrônica

  • Sistema de numeração decimal.
  • Sistema de numeração Hexadecimal.
  • Sistema de numeração Octal.
  • Sistema de numeração binário.
  • Resumo das equivalências entre os sistemas de numeração decimal, hexadecimal, octal e binário.

Os números podem ser representados pelos algarismos egípcios da seguinte forma: a) 6 = 6 traços. b) 18 = 1 arco + 8 traços. c) 43 = 4 arcos + 3 traços.

O número 1 é representado pelo bastão |, o número 2 por dois bastões | | e ... Os números de 1 a 9 999 999 na numeração egípcia derivam dos símbolos da ... O “nosso” sistema indo-árabe é um sistema numérico posicional decimal. Isto significa que: - o número usado como base do sistema é o 10;.

Acredita-se que o sistema de numeração no Antigo Egito, foi desenvolvido por volta de 3000 a. C. sobre o reinado do faraó Sesóstrtis ( Boyes, 1996). Esse sistema tinha como base um sistema decimal e aditivo.

Numericamente, o zero representa “nada”, uma ausência de valor, todavia, semanticamente, esse algarismo tem um valor infinitamente grande, sendo totalmente indispensável!

Já no sistema egípcio, o maior número que pode ser representado é 9.999.999, pois como trata-se de um sistema decimal, cada potência de 10 é representada por um símbolo diferente e o símbolo de maior valor vale 1.000.000.

O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

As principais realizações dos egípcios no campo da matemática foram a construção das pirâmides, a invenção de um calendário solar e a criação de um sistema de numeração próprio.

Se acredita que o dia 11/09/2019 marca o ano egípcio 6261, o início do primeiro calendário egípcio antigo. O calendário egípcio é um dos primeiros calendários conhecidos pela humanidade. Trata-se de um calendário solar desenvolvido pelos antigos egípcios para dividir o ano em 12 meses.