Quais são as regras do Pique-esconde?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O OBJETIVO DA BRINCADEIRA É SE ESCONDER E DEPOIS SE SALVAR ANTES DE SER ENCONTRADO. UMA CRIANÇA VAI FAZER A CONTAGEM, COM OS OLHOS FECHADOS E VOLTADA PARA PIQUE, ENQUANTO OS OUTROS PARTICIPANTES SE ESCONDEM. QUANDO TERMINAR A CONTAGEM, ELA GRITA “LÁ VOU EU” E VAI À BUSCA DOS OUTROS PARTICIPANTES.

Jogo infantil em que uma das crianças deve procurar e encontrar as outras que estão escondidas; escondido.

O QUE A CRIANÇA APRENDE
A brincadeira de esconder e achar objetos promove uma percepção de que as coisas podem permanecer nos lugares mesmo que a criança não consiga as ver, o que é uma conquista extremamente importante nessa faixa etária.

Além de trabalhar o movimento e, portanto, a psicomotricidade, essa brincadeira ajuda as crianças a estimularem sentidos como visão e audição. Quanto à psicomotricidade, há um ganho quanto ao desenvolvimento do equilíbrio, da velocidade e, é claro, da noção do espaço.

A brincadeira ganha nomes diferentes, como picula, trisca, manja e pira. Nessa brincadeira, a turma se divide entre pegador e fugitivos. É bastante comum também a variação em que o grupo se divide entre pegadores e fugitivos, já que quem é capturado tem que ajudar o pegador a "caçar" os outros participantes.

A brincadeira esconde-esconde pode ser reproduzida em 7 etapas.

Jeito de brincar
No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair das linhas que delimitam os campos.

Pique em que o pegador esconde o rosto num lugar determinado para ser o pique e conta até o número convencionado, enquanto os demais participantes se escondem. Ao terminar a contagem, o pegador vai procurar os que estão escondidos. Ao encontrar alguém, toca-o com a mão ou diz seu nome, fazendo com que saia do jogo.

O PIQUE- ESCONDE SURGIU NA EUROPA, E FOI TRAZIDO PELOS PORTUGUESES PARA O BRASIL. EM NOSSA REGIÃO É UMA BRINCADEIRA MUITO POPULAR, ATRAVÉS DE VARIAS GERAÇÕES.

“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins de Souza. Ele usava um grande bigode com pontas finas e retorcidas na parte superior. Foi apelidado de “Pic-pic” porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” nasceu em uma rodada de chope.

Esse jogo pode ser realizado dentro de sala de aula ou em espaços menores. Um pegador tem seus olhos vendados. Depois de girar o corpo em torno de si mesmo algumas vezes, tenta pegar os demais. Aos demais, cabe apenas tentar fugir e tentar confundir o pegador.

Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

O jogo é disputado individualmente. Escolhe-se um pegador e as demais crianças se posicionam nas calçadas. O jogo consiste em atravessar a rua de uma calçada para a outra, sem ser tocado pelo pegador. Caso isso aconteça, os papéis se invertem: o pegador vira “atravessador” e quem foi pego vira pegador.

Jeito de brincar
Os participantes batem na mão do pegador, que conta até dez e corre atrás das crianças. Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça.

O Pique bandeira de tabuleiro é um material pedagógico acessível composto por caminhos que podem ser percorridos pelos jogadores para levar a bandeira do campo adversário para o seu próprio campo.

Um dos participantes vai até o grupo adversário e bate, de leve, nas mãos de todas as crianças dizendo: “Barra-manteiga. Minha mãe mandou bater nesta daqui: 1, 2, 3”. Ao terminar a frase, bate mais forte na mão do colega e corre para o seu campo.

Brincadeira que consiste basicamente em corridas e perseguições. De modo geral possui os seguintes componentes: o perseguidor, que corre atrás dos outros participantes, e o pique, que pode ser um objeto, um local, uma palavra ou um gesto, com a função de colocar os participantes a salvo da perseguição.

Resposta. Resposta: Ela entra no guarda-roupa e vai indo mais fundo dentro dele até chegar num ponto em que ela se deparou com neve e árvores.