Quais são as regras do goleiro?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

O goleiro só poderá ficar com a bola sob seu domínio em sua quadra de defesa por no máximo 4 segundos. Se o goleiro receber a bola pela primeira vez em sua quadra de ataque e voltar para a quadra de defesa com a pose da bola, terá que respeitar a regra dos 4 segundos ao entrar em sua meia quadra de defesa.

É permitido ao goleiro : 5.2 Tocar a bola na área de gol numa tentativa de defesa, com todas as partes do corpo. OBS: Exceto chutar a bola, mesmo em tentativa de defesa. 5.3 Deslocar-se na área de gol com a bola na mão, sem restrição.

é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

Quando o goleiro tem a posse de bola, se um jogador tentar pegá-la cometerá infração.” Fora o texto acima, será infração ou falta no goleiro assim como em outros jogadores: receber uma carga, um pontapé, calço, ser agarrado ou empurrado, sofrer jogo perigoso entre as outras infrações previstas nas regras.

Goleiro. Entre todas as posições do futebol, a de goleiro é a mais ingrata. Responsável por evitar o mais importante do jogo — o gol —, o atleta que joga como arqueiro ou guarda-redes (como dizem os portugueses), fica extremamente exposto quando falha.

É proibido, porém, ao goleiro, que o mesmo atrase a execução do tiro de meta. O goleiro pode jogar, tanto em sua área quanto no restante do campo, como um jogador de quadra. Enquanto fizer isto, o jogador estará sujeito às mesmas sanções e aplicações da regra que cabem aos demais jogadores.

Claro que sim, o gol sempre será válido quando o goleiro realizar o arremesso de meta e a bola tocar em algum jogador e penetrar na meta (gol), quando realizar uma defesa e aplicar um chute direto ao gol. Podendo também realizar o gol atuando como goleiro linha, cobrando faltas ou pênaltis.

O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova. Caso não seja marcado gol logo a partir da cobrança, o jogador que cobrou o pênalti não deve tocar na bola até que outro atleta que não estava participando da jogada o faça.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

Nos exemplos citados acima, podemos concluir, de acordo com a passagem da regra, que não existe infração por estar na frente do goleiro ou passar na frente dele, até porque a bola estará em jogo.

O goleiro não poderá manter a posse de bola na sua mão por mais de seis segundos.

O goleiro de forma alguma poderá receber a bola com as mãos de sua equipe, caso seja de forma involuntária poderá receber sim, e não será permitido receber a bola com as mãos de arremessos ou qualquer tipo de infração diretamente em sua área.

o jogo será interrompido; o substituto receberá como sanção o cartão amarelo e a ordem para que saia do campo de jogo; o jogo se reiniciará mediante bola ao chão no mesmo lugar que se encontrava quando o jogo foi interrompido.

Regra 3: Os jogadores
A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro. Em competições oficiais organizadas: pela FIFA, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

F - REGRA DOS 4 SEGUNDOS – Não é permitido ao Goleiro ficar com o controle ou domínio da bola por mais de 4 segundos, em sua meia quadra de defesa, em nenhum ocasião.