Quais são as regras do Esconde-esconde?

Perguntado por: isales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar.

Para se salvar, o jogador encontrado deve ser rápido o suficiente para chegar ao pique primeiro. Se não conseguir, está fora da jogada.

A brincadeira esconde-esconde pode ser reproduzida em 7 etapas.

Como brincar de esconde-esconde com as crianças
- Idade recomendada: a partir dos 4 anos. - Onde brincar: na rua, em casa ou num parque. É uma brincadeira para dentro e fora de casa. - Materiais necessários: um local que sirva para contar e espaço para se esconder.

A brincadeira de esconder é uma brincadeira tradicional em nossa cultura, passada de geração em geração, com a qual bebês, crianças e adultos podem brincar.

Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

O jogo é disputado individualmente. Escolhe-se um pegador e as demais crianças se posicionam nas calçadas. O jogo consiste em atravessar a rua de uma calçada para a outra, sem ser tocado pelo pegador. Caso isso aconteça, os papéis se invertem: o pegador vira “atravessador” e quem foi pego vira pegador.

Como brincar
Os jogadores se distribuem aleatoriamente pelo espaço determinado para o jogo, organizados em duplas de braços dados. São designados um pegador e um fugitivo. Quando o fugitivo se cansa, procura o “piques” em alguma das duplas espalhadas pelo espaço e entrelaça os braços com um dos componentes da dupla.

Jeito de brincar
No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair das linhas que delimitam os campos.

Camufle-se com objetos próximos.
Se estiver em um espaço aberto sem nada para se esconder debaixo ou atrás, deite no chão, procure algum objeto e se cubra com ele. A cobertura vai mantê-lo fora da visão da pessoa até que consiga encontrar um esconderijo melhor.

Geralmente, os melhores esconderijos estão no alto. Olhar para cima é o movimento ocular menos natural para quem estiver procurando por você. Por isso, é uma boa ideia se esconder em lugares altos. Esconda-se dentro de alguma coisa.

ESCONDE-ESCONDE, MANJA
Também conhecida em Pernambuco como “31 alerta”. Uma criança é escolhida para contar até 31 com os olhos fechados em um determinado local chamado de “manja”, enquanto as outras se escondem.

O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar.

O objetivo da brincadeira cabra-cega é pegar um dos participantes enquanto se está vendado. Daí vem o nome “cabra-cega”. O jogador pego se torna o próximo a ser vendado e assim por diante. Antes de sair na “caçada”, o pegador deve girar várias vezes.

Podem participar no máximo cinco pessoas. Uma se esconde e as outras contam até 50.

Esconde-esconde
Essa brincadeira nasceu na Europa aproximadamente no século 18 e quem provavelmente trouxe para o Brasil foram os portugueses.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados.

Como funciona o pega-pega?

  • Pega-pega corrente. Nesse estilo de pega-pega, sempre que o pegador encostar em uma criança, eles devem dar as mãos e juntos, correr atrás das outras crianças. ...
  • Pega-pega pulando. ...
  • Pega-pega bola salvadora. ...
  • Pega-pega por baixo da perna.