Quais são as regras do críquete?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O objetivo do jogo de críquete é marcar mais corridas do que o time adversário, e isso é feito ao bater a bola com o bastão e correr de um lado do campo para o outro. Para isso, a defesa precisa eliminar os 10 wickets adversários e o ataque busca conseguir o maior número de corridas.

O objetivo do arremessador ("bowler") é fazer a bola atingir o "wicket". O objetivo do rebatedor é impedir que a bola toque o "wicket" e, se possível, rebater a bola o mais longe possível. Enquanto o time do arremessador vai atrás da bola, o rebatedor percorre o comprimento do "wicket" o maior número de vezes possível.

A partida de críquete é disputada entre 2 equipes com 11 jogadores de cada lado. O campo é oval, com um corredor no meio, que mede 20 m por 3 m e é chamado de pitch. Em cada extremidade da área retangular, há uma baliza, chamada de wicket.

Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas. Atualmente é jogado no Canadá, Estados Unidos, Austrália e França e nunca chegou a se popularizar como esporte pelo mundo, sendo mais praticado como recreação.

Equipamentos. No críquete, são usados como equipamentos os tacos específicos, a bola, as casinhas de madeira e os equipamentos de proteção (capacetes, caneleiras, luvas, cotoveleiras, protetores de coxa, tórax e braço).

É uma partida de cinco dias disputada entre duas equipes internacionais, com cada equipe rebatendo e arremessando duas vezes. O formato foi criado no século 19 e desde então se tornou uma das formas mais populares de críquete.

Resposta: ( ) esporte de marca.

cricket {substantivo}
críquete {m.}

o futebol

Em termos de número de praticantes, o futebol é sem dúvida o esporte mais popular do mundo. De acordo com a FIFA, mais de 265 milhões de pessoas jogam futebol regularmente em todo o mundo.

Existem poucos países onde o Cricket realmente é popular, sendo eles a Inglaterra, o Paquistão e também a Índia. Nesses países, o esporte é praticado de forma profissional também.

O críquete chegou ao Brasil em 1872 com a formação de diversos clubes, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. No entanto, o esporte não conquistou em nosso país a mesma popularidade que outra modalidade criada pelos bretões - o futebol.

Embora o princípio básico seja o mesmo, os dois jogos diferem em suas regras, terminologia, equipamento de jogo, número de jogadores, tamanho de campo etc. Geralmente quatro árbitros nos jogos da liga principal; até seis (e apenas um) podem oficiar, dependendo da liga e da importância do jogo.

No Brasil, ficou conhecido como taco, pela semelhança de nomes costuma ser confundido com o croquet, sendo este um esporte totalmente diferente.

Assim como o futebol, o Críquete também foi criado pelos ingleses, porém se popularizou mais no outro hemisfério do planeta, tendo a Índia, Paquistão, Austrália, Inglaterra e até mesmo o Sri Lanka como principais nações praticantes e campeões do mundo.

O croquete é uma invenção holandesa, criada no começo do século XX pelo padeiro Kwekkeboom, holandês que viveu na França. ... Em 1909 ele elaborou a receita do croquete recheado, adaptado dos bolinhos franceses que usavam todos os tipos de recheio.

É desse fator que surge o nome “fifty”, uma vez que a tradução para o português da palavra é “cinquenta”, referindo-se à porcentagem do lucro para os responsáveis pela venda, ou seja, cinquenta por cento, metade do total.

Os tipos de esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de parede.
  • Esportes de combate.
  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatório.