Quais são as regras da ginástica acrobática?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Na prova de solo, giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos são realizados pelos dois grupos. Eles não podem ultrapassar o limite da quadra em forma de quadrado com 12 metros de lado. Os homens têm 70 segundos para realizar os movimentos. Já as mulheres, têm 90 segundos.

Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos. Vamos aprender alguns deles?

A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto.

Regras básicas
As apresentações individuais possuem duração de 1' a 1'15''. As apresentações em conjunto são feitas com cinco ginastas, com tempo entre 2'15'' a 2'30''. A categoria conjunto é dividida em dois momentos. No primeiro, as ginastas apresentam uma série com cinco aparelhos iguais, por exemplo, maças.

A Ginástica Acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. É um esporte dinâmico que desenvolve em seus participantes – homens e mulheres de todas as idades – coragem, força, coordenação motora, flexibilidade, habilidades de saltos e equilíbrio.

O termo “Acrobática” tem sua origem do grego "Acrobates", cujo significado é ascensão. Por isso, a ginástica acrobática é caracterizada pelos movimentos mão contra mão para execução de exercícios de equilíbrio, saltos e voos (projeção do ginasta).

D) OS SETE PASSOS BÁSICOS DA GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA SÃO: MARCHA, JOGGING (CORRIDA), CHUTINHO, CHUTE ALTO, POLICHINELO, ELEVAÇÕES DE JOELHO E LUNGE (A FUNDO).

Nela trabalha-se força, resistência, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, confiança, respeito, trabalho em grupo, valorizando sempre a interação entre os participantes. A ginástica acrobática passa uma imagem de alto nível, uma modalidade complexa que só pode ser praticada por super atletas.

A ginástica acrobática é organizada em 5 categorias competitivas:

  • Mista (dupla): base (homem) e volante (mulher).
  • Feminina (dupla): base e volante.
  • Masculina (dupla): base e volante.
  • Feminina (trio): base, intermédio e volante.
  • Masculina (quarteto): base, dois intermédios e volante.

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

Os exercícios de Ginástica Acrobática são realizados num praticável dinâmico com dimensão de 12mX12m, onde ginastas podem realizar 3 tipos de exercidos, Equilíbrio, Dinâmico e Combinado, cada um deles com características diferentes.

As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo.

Os exercícios de Ginástica Acrobática são executados com acompanhamento musical, sobre um tablado de 12m x 12m, devem ser perfeitamente sincronizados com a música e exige-se dos ginastas uma expressão corporal e facial harmoniosa.

Benefícios de praticar Ginastica Acrobática:

  • Desenvolvimento da consciência corporal;
  • Alivio do stress e maior sensação de bem-estar físico e mental;
  • Melhora da condição física;
  • Fortalecimento de todos os músculos corporais;
  • Estimulação do bom funcionamento do coração.

A Ginástica Acrobática foi introduzida no Rio de Janeiro pela Escola de Aeronáutica que publicou em 1945 um opúsculo baseado no livro americano Laport Renner “The Trumbler's Manual”, com o título “Normas para Instrução de Saltos Acrobáticos Elementares”.

Aparelhos e regras da Ginástica Artística
As regras da modalidade são organizadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), órgão que regula as competições internacionais, inclusive no Brasil, e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é a entidade promotora da ginástica no país desde 1978.

Os pré-acrobáticos são elementos corporais que integram as coreografias de GR tanto nas competições individuais quanto de conjunto e é o foco deste estudo.