Quais são as regras básicas da ginástica rítmica?

Perguntado por: echaves8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

As apresentações individuais possuem duração de 1' a 1'15''. As apresentações em conjunto são feitas com cinco ginastas, com tempo entre 2'15'' a 2'30''. A categoria conjunto é dividida em dois momentos. No primeiro, as ginastas apresentam uma série com cinco aparelhos iguais, por exemplo, maças.

A ginástica rítmica é fortemente influenciada pela linguagem artística, como o teatro, a música e a dança, em um árduo trabalho de preparação física, criativa e afetiva. A técnica dos movimentos é realizada com base em movimentos corporais expressivos e ritmados ao som de uma música tema para desenvoltura no tablado.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) é a entidade máxima da modalidade - que, no Brasil, é administrada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

A ginástica rítmica é uma modalidade da ginástica tradicional, desenvolvida com movimentos corporais baseados nos no balé e na dança teatral. Assim, o objetivo é ter a expressão corporal por meio dos movimentos sincronizados com a música e com os aparelhos.

A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade.

Ginástica Rítmica
A GR é uma junção de movimentos de Ginástica com elementos de dança, como ballet e dança teatral. Existem alguns aparelhos que podem ser utilizados durante a prática: corda, arco, bola, maças e fita. Os movimentos são combinados e apresentados em harmonia com música.

6 anos de idade

Este esporte é praticado apenas por mulheres em nível de competição e geralmente, os treinamentos iniciam-se em média aos 6 anos de idade. Nessa idade, as crianças possuem um potencial desenvolvimentista para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais.

Ilona Peuker

A Ginástica Rítmica foi introduzida no Brasil pela prof. Ilona Peuker, da Hungria, que chegou na Cidade do Rio de Janeiro na década de 1950, quando ministrou vários cursos para profissionais da educação.

Os padrões de movimento aeróbico são combinações dos passos aeróbicos junto com movimentos de braços: todos executados com música para criar sequências de movimentos em alto e baixo impacto, dinâmicos, rítmicos e contínuos. As rotinas devem demonstrar um alto nível de intensidade.

Émile Jacques Dalcroze

Essa ginástica muito deve ao coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan. Dalcroze desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Bode.

Atualmente é praticada competitivamente apenas por mulheres, mas no Japão ainda há homens que realizam atividades relacionadas a esse esporte. A Ginástica Rítmica pode ser praticada desde cedo, sendo recomendada a partir dos seis anos de idade.

Entre as diversas modalidades oferecidas a Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva que tem se destacado enquanto uma modalidade que permite ao corpo o uso da arte, da criatividade e da capacidade física. Dispomos para isso de aulas predominantemente prática e de multimídia.

No estudo de Porpino (2004), as capacidades físicas mais exigidas dentro da Ginástica Rítmica, são: força explosiva, coordenação, flexibilidade e resistência aeróbica e anaeróbica.

Apesar de várias escolas incluírem novos movimentos e música às aulas de Ginástica Artística, somente em 1946 é que surgiu o termo “Rítmica”, na Rússia, graças à introdução da música e da dança na execução dos movimentos.

A popularidade desta variante da ginástica rítmica, já atingiu outros países dentro e fora da Ásia. Além da Malásia e da Coreia do Sul no continente, pratica-se a GR masculina na Austrália, na Rússia, nos Estados Unidos e no Canadá. Acrescido a estes mais timidamente, está também o México.

A ginástica é uma prática que trabalha capacidades físicas do corpo humano, como força, flexibilidade e consciência corporal. A ginástica é uma prática corporal que envolve aspectos físicos como flexibilidade, coordenação motora e força.

O conjunto brasileiro é formado por Bárbara Galvão, Deborah Medrado, Gabrielle Moraes, Giovanna Silva, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pircio. Também representaram o Brasil no Mundial, mas no individual, Bárbara Domingos e Geovanna Santos.

A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga.

Em suma, crianças a partir dos 6 anos podem frequentar a academia de forma regular, mas as atividades realizadas devem ser majoritariamente aeróbicas e sempre acompanhadas por um profissional da educação física.