Quais são as regras aplicadas no Comparative adjectives?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Para formar o comparativo, acrescentamos –ER ao adjetivo ou usamos a palavra MORE antes do adjetivo e o termo THAN depois. Para o superlativo, usamos o artigo definido THE antes do adjetivo e acrescentamos –EST ao mesmo, ou usamos a expressão THE MOST antes do adjetivo.

Os comparative adjectives são adjetivos como larger, smaller, faster, higher, que são usados para fazer comparações entre dois itens.

Adjetivo + ER + THAN
Exemplos: My dog and cat are bigger than yours. (Meu cachorro e gato são maiores que os seus) Her work environment is nicer than ours.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

Existem quatro tipos de comparativos dentro da língua inglesa, sendo eles: comparativo de igualdade, comparativo de inferioridade, comparativo de superioridade (dividido em grupos de acordo com o número de sílabas do adjetivo ou do advérbio que usa-se para a comparação) e os comparativos de adjetivos irregulares.

Neste caso, para fazer a transformação desses adjetivos em comparativos, utilizamos o -ER no final:

  1. Cheaper (mais barato)
  2. Colder (mais frio)
  3. Smarter (mais inteligente, esperto)
  4. Taller (mais alto)

1. Para adjetivos curtos (até duas sílabas) como small, tall e thin, por exemplo, basta acrescentar o sufixo –er para os comparativos e o sufixo –est para os superlativos.

A forma comparativa (comparative form) serve para comparar gostos, pessoas, objetos, cidades, etc. Ou seja, estabelecer uma relação comparativa entre coisas.
...
Veja alguns exemplos a seguir:

  1. small – smaller than (menor que)
  2. big – bigger than (maior que)
  3. easy – easier than (mais fácil que)

You add -er for the comparative form and -est for the superlative form. If the word ends with -e you add -r or -st. / Você adiciona -er para a forma comparativa e -est para a forma superlativa. Se a palavra terminar em -e você adiciona -r ou -st.

AS (TÃO) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO + AS (QUANTO): nas frases afirmativas.

Os adjetivos curtos têm sua forma do comparativo de superioridade com o acréscimo do sufixo -er. Já os longos são precedidos pela palavra more. Todas as formas de comparação são acompanhadas da palavra than (do que).

* Há formas sintéticas para o grau comparativo de superioridade no que se refere aos adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno”, as quais são representadas por “melhor”, “pior”, “maior” e “menor”. Exemplos: Este procedimento é melhor (do) que o outro. Meu desempenho foi pior (do) que o seu.

Adjetivos comparativos irregulares

  • Good (bom) – better (melhor)
  • Well (bem) – better (melhor)
  • Bad (mau/mal) – worse (pior)
  • Far (longe) – farther (mais longe)
  • Little (pouco) – less (menos)
  • Much (muito) – more (mais)

Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.

A comparação é uma figura de linguagem usada para descrever elementos por meio de características de outros elementos, estabelecendo uma ligação entre suas qualidades. Para isso, ela utiliza algumas expressões que explicitam a analogia feita.