Quais são as regiões da face?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A face é subdivida em 3 terços: superior, médio e inferior. O terço superior contém a testa (fronte) e os supercílios (com as sobrancelhas), o terço médio tem os olhos, pálpebras, nariz e maçãs do rosto, o terço inferior a boca, o queixo (mento), as bochechas e a mandíbula.

Músculo risório: Origina-se na pele da bochecha e na fáscia massetérica e insere-se na pele da bochecha, é responsável principalmente pelo riso forçado, pois vai tracionar súpero-lateralmente o ângulo da boca.

Zigomático. O osso zigomático também é um osso par. Ele fica na parte lateral do esqueleto facial. Agrupa parte da maçã do rosto, das fossas temporais e infratemporais e o assoalho da órbita ocular.

A face detém cerca de vinte músculos faciais que se encontram abaixo da pele. Muitos deles são delgados e conectados com o escalpo e vão até o pescoço, sendo conhecidos como músculos dérmicos.

O nervo trigêmeo é o principal nervo da face e sua função primordial é veicular toda a sensibilidade desde o topo da cabeça, toda a face e a maior parte da boca e língua. Mas é anatomicamente o quinto nervo craniano (V em algarismo romano) e é um nervo misto pois possui funções sensoriais e motoras.

Os cinco ramos terminais do nervo facial, os ramos temporal, zigomático, bucal, mandibular marginal e cervical, estão intimamente relacionados com a glândula parótida: eles emergem junto às bordas superior, anterior e inferior da glândula.

O bucinador é o principal componente das bochechas, juntamente com uma quantidade considerável de gordura subcutânea. O coxim de gordura da bochecha (gordura de Bichat) cobre a superfície externa da parte profunda do bucinador, separando-a do ramo da mandíbula e dos músculos masseter e temporal.

O terço médio da face está compreendido entre as margens supraorbitais até a base do nariz1. Contém duas das três principais áreas de concentração de volume e massa da face: o nariz e a projeção zigomáticomalar, restando a linha mandibular no terço inferior1,2.

Bochecha é a área lateral presente nos dois lados da face. É uma parte do nosso rosto formada por tecido adiposo, músculos, nervos e articulações.

Músculo Temporal

Músculo Temporal
É considerado o músculo mais poderoso da face. Trata-se de um músculo grande, portanto, quando a pessoa faz o movimento de abrir e fechar a boca, é possível senti-lo. O músculo temporal é dividido em duas partes: a anterior e a posterior.

Para que você saiba quais são os músculos da face envolvidos no processo de mastigação, temos: três elevadores (masseter, temporal, e pterigóideo medial) e um protrusor (pterigóideo lateral). Eles recebem a inervação do nervo trigêmeo, por meio de sua raiz motora, o nervo mandibular.

músculo orbicular do olho

O músculo orbicular do olho é um esfíncter elíptico, fino e plano, que envolve o ádito da órbita, consistindo de 2 porções: orbital e palpebral(2,3). O fechamento forte das pálpebras é executado com a colaboração da parte orbital, levando a pele da fronte, têmpora e bochecha em direção ao ângulo médio das pálpebras.

As maçãs do rosto é como é chamada popularmente a saliência do rosto equivalente ao osso malar.

O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio.

Cabeça humana
A parte anterior da cabeça é a face. A parte posterior apelida-se de nuca.

Quando classificado por região, a cabeça é dividida em duas partes principais: o crânio e a mandíbula.

Este plexo dá origem aos cinco ramos terminais do nervo facial: temporal, zigomático, bucal, marginal da mandíbula e cervical. Os nomes dos ramos referem-se às regiões que inervam.

A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.

Existem dois nervos faciais, um no lado esquerdo do rosto e outro no lado direito. Cada um se divide em cinco ramificações à medida que viaja pela face, de trás para a frente. Esses ramos, de cima para baixo, são chamados de ramo temporal, ramo zigomático, ramo bucal, ramo marginal mandibular e ramo cervical.

É um dos maiores nervos cranianos. Sua origem aparente no encéfalo se localiza entre a região lateral da ponte e o pedúnculo cerebelar médio, com uma grande raiz sensitiva e uma pequena raiz motora. Ele possui uma grande função sensitiva da cabeça e motora na mastigação.

Caracteriza-se pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha.