Quais são as reações adversas do sulfato ferroso?

Perguntado por: amoreira6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

As mais comuns são digestivas e incluem náuseas, distensão abdominal, anorexia, pirose, vômito, diarreia ou obstipação. Como ocorre com os demais sais de ferro, o sulfato ferroso pode agravar problemas gastrintestinais prévios, como úlcera péptica, colite ulcerativa e enterite regional.

Efeitos Colaterais
Algumas pessoas experimentam um gosto metálico, náusea, constipação, dores de estômago, fezes escuras, e / ou vômito depois de tomar ferro oral.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço.

Sulfato ferroso age como antianêmico, pois repõe o ferro nos estados de deficiência prevenindo o surgimento de anemias na mulher e em crianças, e também tratando anemia causada por deficiência de ferro.

Revisar a dose utilizada de ferro elementar – dose alvo de 100 a 200 mg/dia (4 a 5 comprimidos de sulfato ferroso 40 mg) e tempo de tratamento. A resposta esperada é de um aumento aproximado de 1 g/dl na dosagem de hemoglobina em 4 semanas.

Reações de hipersensibilidade como, sensação de calor, rubor, taquicardia, erupções cutâneas, ocorrem quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.

O Noripurum ou Noripurum fólico é um dos remédios para anemia ferropriva e para deficiência em ácido fólico. O seu princípio ativo é a ferripolimaltose, que apresenta benefícios em relação aos suplementos de sulfato ferroso por apresentarem menos efeitos colaterais.

Estudos indicam que o ferro bisglicinato quelato é mais eficaz do que o sulfato ferroso em promover um aumento sustentado dos níveis de ferritina.

Efeito colateral e efeito adverso
O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

O ferro é fundamental para a produção de hemácias (células do sangue), auxiliando a hemoglobina no transporte eficaz de oxigênio no corpo, além de contribuir com o sistema imunológico e no desenvolvimento cognitivo. A substância pode ser adquirida por meio da alimentação ou ingestão de ferro.

Geralmente, leva cerca de 2 a 3 semanas de suplementos regulares de ferro antes que seus sintomas comecem a melhorar.

Este medicamento é destinado ao tratamento e profilaxia de anemias por deficiências de ferro. Os suplementos de ferro são indicados na prevenção e no tratamento da anemia por deficiência de ferro que resulta de uma dieta inadequada, má absorção, gravidez e/ou perda de sangue.

O sulfato ferroso é rico em ferro, um nutriente importante para a saúde do cabelo. O ferro ajuda a transportar oxigênio para as células do couro cabeludo e do cabelo, o que promove o crescimento saudável do cabelo. Além disso, o sulfato ferroso também pode ajudar a reduzir a queda de cabelo.

Comprimidos: - Crianças acima de 7 anos: 80 mg - Adultos: 120 mg Máximo de 5 doses, com intervalo de 30 dias entre as doses, dentro do período sazonal. Solução oral: 1. Dose Profilática: - Crianças até 10 anos: 1 a 20 mg/dia, cálculo de dose com base no peso; - Crianças maiores de 11 anos e adultos: 30 mg/dia.