Quais são as razões que em geral explicam a diminuição do crescimento vegetativo de um país?

Perguntado por: vnunes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Fatores como a urbanização, melhorias no sistema de saúde e o ingresso da mulher no mercado de trabalho condicionaram uma redução na fecundidade e, consequentemente, no número de nascimentos.

A consequência direta da redução no número de nascimentos na Europa é o agravamento do envelhecimento populacional no continente e a consequente falta de mão de obra para o trabalho.

A taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes, ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. Os índices de mortalidade e natalidade são considerados na proporção de uma pessoa a cada mil por um ano.

Crescimento vegetativo é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região. Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.

taxa de natalidade (Tn): número de nascidos vivos dividido pelo número de habitantes; taxa de mortalidade (Tm): número de mortes dividido pelo número de habitantes; crescimento vegetativo (CV): diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade, ou seja, CV = Tn – Tm.

Entrada da mulher no mercado de trabalho: essa ocorrência provocou inúmeras transformações, entre elas a diminuição das taxas de fecundidade. A dificuldade de conciliar a vida profissional com as tarefas domésticas e as atividades familiares tem impactado diretamente o número de nascimentos no continente europeu.

Resposta. O maior índice de crescimento vegetativo é da Libéria (4.50),seguida por Burundi (3.90) e Afeganistão (3.85).

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Nas últimas décadas, a Europa tem apresentado baixos níveis de crescimento populacional em decorrência da queda da taxa de natalidade cujas principais causas são a inserção da mulher no mercado de trabalho, o aumento das despesas para a criação dos filhos e o planejamento familiar facilitado pelos meios contraceptivos.

A urbanização e o planejamento familiar são fatores que influenciaram a queda da natalidade no Brasil. A taxa de natalidade indica quantas pessoas nasceram em um determinado país ou região em proporção com o número total de habitantes.

Os principais fatos que causam a baixa natalidade nos países europeus são: Casamentos tardios. Alto custo de criação dos filhos. Entrada da mulher no mercado de trabalho.

Crescimento vegetativo é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região. Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.

O crescimento vegetativo – ou, simplesmente, crescimento natural – refere-se ao crescimento da população em um determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um determinado período em comparação com o número de falecimentos.

O crescimento vegetativo negativo relaciona-se ao cenário demográfico no qual o número de nascimento é inferior ao número de mortes. Sendo assim, há um grande volume de mortes de uma população em determinado período.

b) O Crescimento negativo desses países esteve associado ao fato queda dos preços do petróleo e do gás natural, além do fato do Brasil passar por uma crise política interna.