Quais são as rãs venenosas?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Aspeto das rãs venenosas

EspécieCores
Phyllobates vittatusPreto esverdeado com listas vermelhas ou amarelas no dorso.
Dendrobates auratusPreto-azulado com listas amarelas na cabeça e dorso.
Dendrobates tinctoriusPreto-esverdeado, amarelo-acastanhado, amarelo e preto-azulado.

Uma reportagem da National Geographic aponta uma espécie em particular da família Dendrobatidae: a rã-flecha-dourada (Phyllobates terribilis), como o vertebrado mais venenoso do mundo. Também de acordo com o Butantan, o veneno da Phyllobates é 8.750 vezes mais letal do que o de uma jararaca.

A toxina só é liberada quando a glândula é pressionada, portanto, trata-se de uma defesa passiva. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quando o sapo é agredido, como quando um cachorro abocanha o anfíbio, as glândulas liberam o veneno no agressor.

Outra característica comum são suas cores: sua pele é brilhante e colorida para alertar os predadores. Este sistema de alerta funciona tão bem que existem outras rãs que não têm veneno e que desenvolveram cores vivas para assustar os predadores.

Aspeto das rãs venenosas
As rãs venenosas, que pertencem à família Dendrobatidae, chamam à atenção pelas suas cores vivas. Esta família de animais inclui vários géneros e espécies, por isso encontramos rãs desta família de diversas cores. Assim, existem por exemplo rãs venenosas azuis, amarelas ou vermelhas.

As espécies de rãs comestíveis brasileiras mais criadas no país são a Leptodactylus labyrinthicus, conhecida popularmente como rã-pimenta e considerada a maior rã brasileira (entre 500 e 850 gramas de peso).

Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.

Os sapos e rãs são atraídos pela umidade, portanto, ao remover qualquer fonte de água do seu quintal, você fará com que a maioria dos animais perca o interesse e procure outro lugar para depositar seus ovos e se abrigar à noite.

A maioria dos anfíbios possuem a pele fina e úmida, e por isso eles precisam de ambientes aquáticos ou úmidos para não desidratar e conseguir sobreviver. Como o banheiro é um ambiente úmido, ele se torna um excelente abrigo para esses animais.

Sua coloração, que pode ser amarela, laranja ou verde-claro, dependendo de sua área de distribuição específica, é deliberadamente ostensiva para afastar possíveis predadores, uma tática conhecida como coloração aposemática.

Alguns elementos e palavras-chaves associadas às rãs são: sorte, pureza, renascimento, renovação, fertilidade, liderança, transição, sonhos, oportunidade, ponto intermediário e metamorfose. A energia da também é associada à relação entre a vida e a morte. A ciência mística também lhe atribui esse significado.

desidratado e causando asfixia.

As rãs adultas são atacadas por muitos predadores. A rã-leopardo-do-norte (Lithobates pipiens) é comida por garças, peixes, salamandras, cobras, guaxinins, gambás, visons, rãs-touro e outros animais. As rãs são predadores primários e uma parte importante da teia alimentar.

Algumas pessoas acham que a urina de anfíbios quando em contato com a pele em seu manuseio pode resultar em uma alergia popularmente chamada de cobreiro. Na verdade os anuros podem urinar como mecanismo de defesa ao fugir, no entanto é inofensiva, não causa alergia e nem cegueira se em contato com os olhos.

O coaxo dos anfíbios anuros, em termos científicos, é chamado de vocalização. Na grande maioria das vezes, é o macho quem vocaliza e esta é uma forma de defender territórios e atrair fêmeas e, principalmente quanto à primeira, é também uma forma de economizar energia.

6. Pegar um sapo não é perigoso. Os sapos são completamente inofensivos, mas apenas se não forem incomodados. Todos os bufonídeos têm um par de glândulas parotoides atrás dos olhos, na região da cabeça e nos ombros.

Respiratório - pode ocasionar broncoconstrição e dificultar a respiração; Sistema Nervoso - pode causar alucinações, tremores, convulsões, movimento involuntário dos olhos e salivação excessiva.

Uma rã-quatro-olhos infla a região posterior de seu corpo para assustar predadores com seus olhos falsos.