Quais são as raízes do folclore alagoano?

Perguntado por: aqueiroz3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O folclore alagoano tem suas raízes com origem nos três elementos colonizadores do povo brasileiro, ou seja: o negro, o branco e o índio. As manifestações folclóricas acontecem durante todo ano, de acordo com o período festivo.

Lendas locais mexem com o imaginário dos alagoanos

  • A Lenda do Menino Petrúcio. Esta lenda fala de um garoto de 11 anos falecido na década de 1930. ...
  • A Mulher da Capa Preta. ...
  • O Bode do Ponte. ...
  • A morte das sete meninas de Arapiraca. ...
  • A Ilha de São Pedro.

As raízes de nosso folclore estão fincadas na cultura europeia, sobretudo a portuguesa, na cultura africana e na cultura indígena. Do folclore brasileiro são muito conhecidas as lendas de personagens, como o saci-pererê, a iara, o boto cor de rosa, o curupira, a mula sem cabeça, entre outros.

Extremamente rico, nosso folclore possui influências da cultura europeia, africana e indígena – um resultado da diversidade cultural aqui existente. Isso sem falar nos personagens folclóricos, como o Saci-Pererê, Curupira, Boitatá, Iara, entre outros.

Por meio da música, danças e festas populares, a população reafirma sua identidade cultural e mantém viva a herança deixada por seus antepassados.

O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena.

Essa expressão artística da cultura popular alagoana tem o objetivo de celebrar o nascimento de Cristo, encenando o lado religioso com apresentações dançantes, com trajes característicos. Os principais personagens desse folguedo são a mestra, a contramestra, a camponesa, o belo anjo, o pastor, o velho e as pastoras.

O folclore alagoano tem suas raízes com origem nos três elementos colonizadores do povo brasileiro, ou seja: o negro, o branco e o índio. As manifestações folclóricas acontecem durante todo ano, de acordo com o período festivo.

A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. O artesanato é marcado pela confecção de rendas exclusivas, em traçados coloridos.

A cultura de Alagoas é marcada por suas tradições e folclore vibrante, que refletem a influência das culturas indígena, africana e europeia. O estado abriga diversas festas populares, como o tradicional Carnaval de Maceió e o folguedo popular do Bumba Meu Boi.

Mula-sem-cabeça: Uma das lendas mais conhecidas não só do folclore nordestino, como também no país inteiro, a mula-sem-cabeça é uma criatura bastante assustadora, com fogo no local de sua cabeça. Dizem que isso seria o castigo dado àquelas mulheres que se envolviam com padres de maneira sexual e romântica.

Lendas da Região Nordeste

  • Lenda do Quibungo. ...
  • Lenda do Papa-figo. ...
  • Lenda do Barba Ruiva. ...
  • Lenda da Cabra Cabriola. ...
  • Lenda da Cidade Encantada de Jeriquaquara. ...
  • Lenda da Alamoa. ...
  • Lenda do Cabeça de Cuia. ...
  • Lenda da Comadre Fulozinha.

Personagens como o Saci Pererê, a Cuca e o Lobisomem são apenas alguns exemplos de figuras que há anos marcam presença no imaginário popular, sendo passadas através de contos orais ou literários, para crianças e adultos de diversas regiões do país.

São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.