Quais são as questões sociais tratadas no livro Os Miseráveis?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso.

O final é com Marius, Cosette e Jean Valjean, reafirmando o amor entre eles, mas também se despedindo. A gente se pergunta nas tantas pessoas que perderam a vida para Marius poder casar-se com o Cosette, para que ela, finalmente, como desejou Fantine, deixasse a vida miserável.

Javert vê Valjean apenas como o condenado que ele já foi, e não o benfeitor da humanidade que ele se tornou. A luta de Javert contra essa dicotomia leva ao seu eventual suicídio.

6- O contexto da obra é ambientado com a França do século XIX como pano de fundo, que vivia grandes batalhas – entre elas, a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. Cada um deles é voltado para os acontecimentos e aventuras da vida dos personagens do romance.

O foco da narrativa é conhecer melhor esse personagem e perceber o quão digno e honesto ele é. Perpassa os tempos da Revolução Francesa e contextualiza personalidades que marcaram aquele tempo histórico na França, além dos acontecimentos em si.

Em plena revolução de 1832, a busca incansável de Jean Valjean pela redenção alcança seu clímax quando ele escolhe sacrificar sua liberdade para salvar o grande amor de Cosette, até que um dia o confronto dos dois inimigos é inevitável, e só então, através da grandeza de seu ato, Jean Valjean se sente verdadeiramente ...

Na obra "Os Miseráveis" podemos observar a ocorrência do conflito existente na guerra entre os estudantes e a guarda francesa. A guerra ocorre entre as barricadas,e Epline se veste de homem para que possa lutar junto do personagem Marius.

Referência bibliográfica: HUGO, Victor. Os miseráveis. São Paulo: FTD, [S.d.].

  • Jean Valjean
  • Cosette
  • Fantine
  • Javert
  • Éponine
  • Gavroche

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.

Jean Valjean procura ajuda no convento, onde é ajudado pelo Fauchelevent, para entrar no convento, ele é enterrado vivo e após desenterrado vai trabalhar no convento como jardineiro junto com Fauchelevent e Cosette recebe estudo e um lar, o tempo passa e Cosette cresce. É apresentado o último protagonista, Marius.

Para denunciar a religião, escreveu O corcunda de Notre-Dame; a sociedade, Os Miseráveis, e a natureza, Os trabalhadores do mar.

narrador em terceira pessoa

O narrador. O livro possui um narrador em terceira pessoa, onisciente e onipresente. Ele sabe de tudo e de todos e, então, em alguns momentos, o que estamos lendo é a verdade sobre aquele personagem, não é a verdade da obra, a moral da história ou algo neste sentido.

Jean Valjean (Senhor Madeleine, Ultime Fauchelevent, Senhor Leblanc, Senhor Jean, nº 24601, nº 9430) — Condenado por roubar um pão, ele é posto em liberdade após dezenove anos de prisão.

Javert impacientemente grita para Fantine ficar em silêncio e, além disso, conta a verdadeira identidade de Valjean. Chocada com estas revelações, ela sofre um grave ataque, cai para trás em sua cama e morre.

Os Miseráveis

* A frase mais longa impressa em um livro vem da obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, com 823 palavras. * A Irlanda é o único país a dedicar um dia para um livro.

1 – Livro inédito mais grosso do mundo
Das Buch des dickste Universums, editado pela Zeitgeist Media GMBH. Ele reúne textos e desenhos feitos por crianças num concurso realizado pelo Ministério Federal dos Transportes da Alemanha. A lombada do livro mede pouco mais de 4 metros. São 50.560 páginas e pesa 220 kg.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

Apresentação. Em Os miseráveis, o maior clássico do Romantismo francês, Victor Hugo desenvolve a trama a partir dos conflitos entre dois antagonistas: Jean Valjean e Javert.