Quais são as quatro vias de eliminação de água?

Perguntado por: oguedes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A perda de água pelo organismo pode ocorrer por meio das fezes, suor, urina, respiração e difusão pela pele.

Cerca de 700mL de água são perdidos por dia, por evaporação no sistema respiratório, e por difusão através da pele. Como não temos controle sobre esta perda, ela é denominada perda insensível de água. A perda por difusão da pele é minimizada pela camada de células cutâneas cornificadas, ricas em colesterol.

A água total do organismo (ATO) está dividida em dois compartimentos: no líquido intracelular (LIC) que corresponde à 2/3 da ATO e o líquido extracelular (LEC), que corresponde aos 1/3 restante. A quantidade total de água varia em função da idade.

A eliminação é, pois, uma necessidade humana básica, pelo fato de ser indispensável à manutenção da saúde e da sobrevivência, apresentando-se tão vital para o organismo, que está na base da manutenção dos equilíbrios hídrico, ácido-básico e eletrolítico.

As principais etapas do ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

O corpo elimina água por meio das fezes, urina, suor e até mesmo na respiração. Esse tipo de desidratação é comum em crianças e idosos, mas também pode ocorrer em praticantes de atividade física que não aumentam a ingestão de água para repor o que é eliminado durante o exercício.

A água é absorvida, sobretudo, na região gastrointestinal. Antes, no estômago, o organismo utiliza o líquido para digestão, na preparação do alimento para absorção. Depois, ela passa para o intestino delgado, onde acontece a maior parte da absorção dos nutrientes e água. Por fim, a água auxilia na formação das fezes.

A água é insípida porque não tem sabor; A água é incolor porque não tem cor; A água é inodora porque não tem cheiro.

Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração.

O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina.

Limpa o organismo
O consumo de água evita que substâncias tóxicas e prejudiciais sejam retidas, causando doenças, uma vez que, quando ingerimos água o suficiente, os rins conseguem filtrar e remover as substâncias tóxicas do sangue por meio da urina, fezes e suor.

Estudos recentes subdividem a homeostase em três:

  • Ecológica: refere-se ao equilíbrio em nível planetário.
  • Biológica: corresponde a manutenção do ambiente interno, ou seja, seus fluidos corporais.
  • Humana: além dos fluidos inclui fatores como temperatura, salinidade, pH e concentrações de nutrientes.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

Cerca de 60% do nosso peso é composto de água, isso significa que uma pessoa de 70 quilos tem aproximadamente 42 quilos ou 42 litros de água no organismo, já que 1 litro de água pesa mais ou menos 1 quilo.

No contexto da saúde, a eliminação corporal se dá por uma série de processos fisiológicos que permitem a excreção de resíduos por meio da sudorese, defecação e micção. A eliminação de um medicamento, por outro lado, envolve a expulsão de um medicamento por ação dos rins, fígado ou outros órgãos.

Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 1000 e 2000 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.

Quais as etapas do Ciclo da Água?

  • Vaporização. A vaporização é um processo que, na maior parte das vezes, é invisível. ...
  • Transpiração. Não são só rios, lagos e mares que perdem água. ...
  • Condensação. Toda a água que evapora por meio da vaporização e da transpiração se acumula no ar. ...
  • Precipitação.

Primeiro, corrige-se o pH da água. Depois, adiciona-se cloro ou ozônio para a eliminação dos microrganismos. Por fim, aplica-se flúor, elemento importante na prevenção de cáries na população.

A água é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela é uma das poucas substâncias que podem ser encontradas naturalmente em seus três estados.

Pessoas desidratadas apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração; A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.