Quais são as quatro principais sub disciplinas da antropologia?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Dando conta dessa divisão de tarefas, entre entender o homem como ser da natureza e ser da cultura, a Antropologia como ciência se apresenta nos currículos das universidades mundo afora em quatro subdisciplinas: Antropologia Física ou Biológica; Arqueologia; Lingüística; e Antropologia Cultural ou Social.

Uma de suas principais abordagens diz respeito aos significados das palavras e das imagens e da arte nas representações culturais e como elas podem ser diferenciadas de cultura para cultura. Assim, o estudo dos signos na comunicação e da própria linguagem é um dos principais pontos abordados pela antropologia cultural.

Entre os principais representantes dessa escola estão Herbert Spencer, que escreveu “Princípios de Biologia” (1864), e Edward Burnett Tylor, autor de “A Cultura Primitiva” (1871).

O que é ANTROPOLOGIA? A ANTROPOLOGIA é a ciência que estuda os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas.

Strauss

Strauss é considerado o pai da antropologia moderna. Para ele, a sociedade não estava dividida entre civilizados e não civilizados. Na década de 30, morou no Brasil e participou da criação da Universidade de São Paulo.

Essa ciência se dedica a compreender o homem e seu processo de evolução, ou seja, sua origem, formação e desenvolvimento, até se tornar aquilo que é hoje.

R$ 7.826,47

O salário médio de um Antropólogo no Brasil é de R$ 7.826,47. Os estados onde a profissão de Antropólogo têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Amazonas.

Significado de antropológico
Relativo à antropologia, à ciência que estuda a espécie humana, tendo em conta a sua origem, desenvolvimento (físico, social, cultural), modo de agir, peculiaridades raciais, costumes, crenças etc. Etimologia (origem da palavra antropológico). Antropologia + ico; do francês anthropologique.

Características do estudo antropológico
Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social.

A antropologia cultural se concentra nas diferenças e semelhanças entre as culturas humanas, enquanto a antropologia social se concentra nas relações sociais e nas instituições sociais.

Define-se cultura como uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, 'relacionada ao tempo', de comunicação, vida social, e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se "empilhem" no interior dos grupos humanos.

Áreas de estudo da Antropologia

  • Antropologia física. ...
  • Antropologia cultural. ...
  • Antropologia Pré-Histórica. ...
  • Antropologia Linguística. ...
  • Antropologia Psicológica. ...
  • Antropologia Social.

A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.

A Antropologia Social é uma ciência social voltada para o estudo da cultura e a compreensão do homem através de sua sociedade, entendendo-o como uma entidade com características sociais que o definem e lhe conferem identidade, mas o reconhecem como um indivíduo inerentemente social.

O antropólogo é o profissional encarregado dos estudos da antropologia. Para conhecer e analisar a cultura dos povos atuais e extintos, os antropólogos consultam livros, fotos, registros orais, depoimentos e outras fontes de pesquisa.