Quais são as quatro principais funções da administração?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

As funções administrativas têm como objetivos principais:
Definir a estrutura da organização, designar responsabilidades e autoridades, definir processos e fluxos de trabalho. Com a finalidade de ajudar a empresa a gerenciar seus recursos de maneira eficiente e a criar um ambiente de trabalho produtivo.

Planejamento, organização, direção e controle são essenciais em micro e pequenos negócios. Isto porque, quando a empresa é organizada possibilita muito mais visão de futuro e crescimento tanto para gestores como para o mercado.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

Henri Fayol foi a primeira pessoa a identificar elementos ou funções do administrador. Tudo começou com seu livro clássico, lançado em 1916, Administration Industrielle et Generale (Administração Industrial e Geral).

Primeira Função Administrativa: Planejar
Pois é, foi o que pensamos. Por isso, a primeira função administrativa é planejar. Esse é o momento em que o administrador, em conjunto de seus colaboradores, coloca em pauta os objetivos da empresa e estabelece meios para alcançá-los.

E cansada de ouvir divagações de um bando de estudantes imaturos a professora nos apresentou o seguinte conceito: Administrar é planejar, reunir recursos, executar, controlar e avaliar.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

Nas organizações públicas também são chamadas de funções públicas e nas organizações privadas também são chamadas de funções empresariais. São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal.

O setor administrativo desempenha um papel fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, pois é responsável por gerenciar diversos processos importantes, desde a gestão financeira até a organização de atividades e documentação.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

  • Planejar. Significa definir os objetivos da empresa e de que maneiras eles serão alcançados. ...
  • Organizar. ...
  • Dirigir. ...
  • Controlar. ...
  • Equilíbrio nas funções administrativas.

Os pilares da gestão do conhecimento
Processos: ferramentas de processamento, auditorias, mapas, avaliação de conhecimento e plano de melhoria ajudam no processo de gestão e permitem que as pessoas obtenham informações de que precisam e quando precisam.

Muitas vezes apontados como sinônimos, os três Es da administração — eficiência, eficácia e efetividade — são, na verdade, conceitos bem diferentes. Saber quais são as peculiaridades de cada um deles é muito importante para o bom funcionamento da sua empresa!

A organização é um aspecto crucial da administração, pois permite que a empresa funcione de maneira eficiente e alcance seus objetivos com sucesso.

Um administrador precisa saber como se comunicar e como gerenciar as emoções para cultivar relações harmoniosas com as pessoas ao redor, dentro e fora do ambiente de trabalho. Ter um espírito colaborativo também é uma maneira de buscar sempre essa qualidade e tentar se desenvolver em equipe.

Apesar das mudanças que aconteceram no campo administrativo, as teorias da administração como: (científica, teoria clássica, teoria das relações humanas teoria estruturalista, teoria neoclássica, teoria comportamental e teoria contingencial), ainda influenciam no segmento industrial, comercial e prestação de serviços ...

Peter Drucker

Peter Drucker: conheça o "pai" da Administração moderna | Na Prática.

Ênfase na prática da administração (pragmatismo): através da prática, busca de resultados concretos, mas levando em consideração das bases teóricas da administração. Confirmação relativa dos postulados clássicos: Retomada das bases clássicas, reestruturando-se conforme as contingências atuais.