Quais são as quatro principais coordenadas geográficas?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas. Esses pontos são medidos em graus e podem variar de 0° a 90° Norte/Sul (latitude) e de 0° a 180° Leste/Oeste.

Pensando na geografia do Brasil, observe a coordenada geográfica do país: 10° S 55° O (dez graus a Sul e cinquenta e cinco graus a Oeste).

As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias que permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. A localização de uma determinada coordenada geográfica ocorre por meio do ponto de encontro entre um paralelo um meridiano.

A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.

As coordenadas geográficas são algumas 'linhas imaginárias' que nos ajudam a encontrar nossa localização na superfície terrestre. A essas linhas damos o nome de latitude e longitude.

As latitudes variam de 0º, na Linha do Equador, até 90º nos polos Norte ou Sul.

Ver as coordenadas de um lugar
No computador, abra o Google Maps. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Uma janela pop-up será aberta. A latitude e a longitude vão aparecer no formato decimal na parte superior.

Os principais meridianos são: o Meridiano de Greenwich (0º) e o Antimeridiano, identificado como a Linha Internacional de Data (180º). Linha imaginária perpendicular ao eixo terrestre. Linha imaginária perpendicular aos paralelos, unidas nos pólos.

As linhas imaginárias são os meridianos e paralelos do planeta Terra. São linhas, que não existem fisicamente (por isso são chamadas de imaginárias), que servem para fazer divisão cartográfica, facilitando a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, através das referências de latitude e longitude.

Existem dois tipos de escalas cartográficas: numérica e gráfica. A escala numérica expressa o valor em números, enquanto a gráfica utiliza tanto números como uma linha horizontal.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

As coordenadas geográficas são valores numéricos que indicam a localização de um ponto na Terra em relação ao seu eixo de rotação e à Linha do Equador. Elas são expressas em graus, minutos e segundos, e são compostas por latitude e longitude.

Escreva as coordenadas de latitude e longitude.
Quando você for escrever as duas informações, anote primeiro a latitude, seguida de uma vírgula e, por fim, da longitude. Por exemplo: as linhas de latitude e longitude acima ficariam como "15°N, 30°L".

O plano do Equador divide a superfície terrestre em dois hemisférios: o Hemisfério Norte (que contém o Pólo Norte) e o Hemisfério Sul (que contém o Pólo Sul). Os paralelos são as secções da superfície terrestre através de planos paralelos (ou coincidentes) ao plano do Equador.

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.

A rosa dos ventos é um instrumento utilizado para a orientação espacial. Em sua representação mais comum, estão presentes os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste).