Quais são as quatro grandes etapas do tratamento de um incidente?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Confira, logo abaixo, as etapas que compõem o plano de resposta a incidentes!

  1. Preparação. A preparação aborda como a equipe vai lidar com a ocorrência de um incidente. ...
  2. Identificação. Esta etapa define os critérios que vão ativar o CSIRT. ...
  3. Contenção. ...
  4. Erradicação. ...
  5. Recuperação. ...
  6. Lições aprendidas.

O primeiro passo para gerenciar incidentes é reconhece-los. Os incidentes podem ser identificados pela Central de Serviços, por sistemas de monitoramento e pelos próprios usuários e clientes. Dessa forma, os chamados chegam por diversos canais, como chat, e-mail e telefone.

As etapas fundamentais da Gestão de Incidentes de Trabalho

  1. Notificação do Acidente de Trabalho. A etapa de notificação é quando as informações preliminares sobre um incidente são enviadas ao gerenciamento. ...
  2. Avaliação inicial. ...
  3. Investigação do incidente de trabalho. ...
  4. Análise de Causa. ...
  5. Ações Corretivas. ...
  6. Avaliação final.

Circunstância Notificável: Incidente com potencial dano ou lesão. Near miss : Incidente que não atingiu o paciente. Incidente sem lesão: Incidente que atingiu o paciente, mas não causou dano. Evento Adverso: Incidente que resulta em dano ao paciente.

O ciclo de vida de resposta a incidentes do NIST divide a resposta a incidentes em quatro fases principais: preparação, identificação e análise, contenção, erradicação e recuperação e atividade pós-evento.

A este processo chamamos Ciclo de Vida dos Sistemas de Informação. Neste trabalho, propomos um ciclo de vida constituído por quatro fases, a decisão de adopção e aquisição, a implementação, o uso e manutenção e o declínio.

Confira as etapas e o que compõe cada uma delas nos tópicos a seguir!

  • Processo de iniciação: primeira etapa do ciclo de vida de projetos. ...
  • Processos de planejamento. ...
  • Execução. ...
  • Processos de Controle e Monitoramento. ...
  • Encerramento do Ciclo de Vida de Projetos.

O passo inicial é se preparar para a ocorrência deles.

  1. Preparação. Prevenir é a palavra. ...
  2. Identificação. Para tratar um incidente é necessário, primeiro, saber que ele existe. ...
  3. Contenção, erradicação e registro. ...
  4. Pós-incidente.

Quais são as principais etapas da gestão de processos?

  1. Planejamento estratégico. ...
  2. Modelagem: Análise e desenho de processos. ...
  3. Implantação. ...
  4. Monitoramento e controle. ...
  5. Refinamento.

A aplicação da Técnica dos Incidentes Críticos (TIC) implica um conjunto de passos, de forma a que os dados sejam recolhidos num formato que permita dar resposta aos objectivos da investigação. Esses passos podem ser sistematizados nas seguintes fases: (1) preparação; (2) recolha dos dados; e (3) análise dos dados.

De acordo com a lei nº 8213/91, um acidente de trabalho é uma ocorrência durante a realização de algum trabalho a serviço de uma empresa (dentro ou fora dela) que cause algum tipo de lesão corporal ou o desenvolvimento de alguma doença, perda ou redução da capacidade do trabalhador, ou até a morte dele, por conta de ...

É dizer: em nenhuma das relações examinadas pelo 'Conflito de Normas', inobstante o elemento de estraneidade, se debate o status da pessoa natural ou jurídica do estrangeiro.

Exemplos de Incidentes

  • Um colaborador ao desloca-se do seu local de trabalho, tropeçou e quase caiu;
  • Uma chapa de ferro caiu e quase atingiu o pé de um colaborador; e.
  • Um colaborador está andando nas dependências da empresa, não percebe que há um porão no chão e quase cai.

Incidente Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.