Quais são as quatro gerações distintas?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações. A nomenclatura é dada de acordo com o período em que a pessoa nasceu. Os Baby Boomers, por exemplo, são os nascidos entre 1945 e 1964.

Generation Baby Boomers: 1940 a 1960 (têm entre 60 e 80 anos hoje). Generation X, Gen X: 1690 a 1980 (têm entre 40 e 60 anos hoje). Generation Y, Gen Y, ou Millennials: 1980 a 1995 (têm entre 25 e 40 anos hoje). Generation Z, ou Centennials: 1995 e 2010 (têm entre 10 e 25 anos hoje).

Embora os termos para as gerações mudem com base na geografia, é comum nos países ocidentais falar de tradicionalistas, baby boomers, geração X, geração Y, geração do milênio e (embora o nome seja contestado) geração Z ou geração 2020.

Geração Z

Geração Z (também conhecida por Gen Z, iGeneration, Plurais ou Centennial) é geração de pessoas que nasceu entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI (2010).

A geração atual, os que nasceram depois de 2010, é classificada com a expressão "geração Alpha".

Das cinco gerações que atuam no mercado de trabalho (veteranos, baby boomers, X, Y e Z), os baby boomers, X e Y têm maior participação. Os baby boomers são os nascidos entre 1946 e 1960, filhos do pós-guerra.

O Relatório de Três Gerações ou 3G é uma ferramenta usada para documentar os resultados das estratégias aplicadas, assim como compreender quais foram os gargalos ao longo desse processo. As metas de uma empresa não são compostas somente para deixar gestores e seus liderados felizes.

Atualmente, encontramos no mercado, trabalhando lado a lado, quatro gerações com perfis totalmente diferentes — Baby Boomers, X, Y (ou millennials) e Z. Cada uma delas cresceu e vivenciou suas experiências em um mundo distinto.

Alphas

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

geração Z

É o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009, e são, em sua maior parte, filhos dos millennials (1981-1996).

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025.

Os primeiros são os nossos ascendentes e os nossos descendentes, isto é, nosso pai, mãe, avós, filhos, netos e assim por diante. Enquanto isso, os parentes colaterais têm o mesmo ancestral em comum, mas não descendem ou ascendem entre si. É o caso dos irmãos, tios, sobrinhos e tios-avós, por exemplo.

Geração X, Y e Z
A Geração X consiste nos indivíduos que nasceram no final dos anos 60 até o início dos anos 80; a Geração Y é composta por pessoas que nasceram entre o final da década de 70 e início dos anos 90; a Geração Z é representada por pessoas que nasceram entre a metade da década de 90 e 2010.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.

As gerações nunca param de surgir, cada família que vai sendo construída é uma nova geração, quando você se tornar adulto e estiver casado e com seus filhos terá uma nova família, dando início também a uma nova geração.