Quais são as quatro fases do estresse?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.

As manifestações do estresse costumam ser classificadas em três fases: fase de alerta, fase de resistência e fase de exaustão.

Os 3 tipos de estresse são:

  • Estresse agudo.
  • Estresse agudo episódico.
  • Estresse crônico.

A evolução do estresse não tem um prazo definido, mas as duas últimas etapas são as mais perigosas. A terceira fase é chamada de quase exaustão.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

Ao passarmos por um quadro de estresse constante, nosso cérebro pode passar a emitir sinais diretamente para o intestino, com efeitos desconfortáveis como dores abdominais, flatulência, distensão abdominal e prisão de ventre, que podem evoluir para uma doença grave, a síndrome do cólon irritável.

Tudo aquilo que nos tira de uma zona de conforto causa estresse. As exigências comuns do dia a dia, nos tiram da nossa zona de conforto mas, geralmente não representam um problema para nossa saúde. Entretanto, quando essa exigência aumenta , pode nos sobrecarregar e começa a nos desgastar.

Podem ocorrer perdas celulares, inibição da neurogênese e até mesmo morte de neurônios. Estudos relacionam altos níveis de cortisol com um menor volume cerebral e também com danos em funções cognitivas, como problemas de memória.

Alerta – quando a pessoa está em contato com o motivo do estresse: Agitação, mãos e pés frios, tensão e dor muscular, aperto na mandíbula, roer unhas, boca seca, diarreia, batimentos cardíacos acelerados, insônia, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea.

mudança de apetite. alterações de humor. perda de interesse pelas coisas. problemas de atenção, concentração e memória.

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

Dores e tonturas
É muito comum uma pessoa que esteja sob estresse relatar dores musculares, principalmente na região do músculo trapézio, o que fica abaixo do pescoço e entre os ombros. A grande correlação destas dores e o estresse é que os hormônios ACTH e Cortisol são também os hormônios do estresse.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

8 calmantes naturais para aliviar o estresse

  • Camomila com hortelã A camomila tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, de modo a contribuir para a diminuição do nervosismo e do estado de agitação. ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.