Quais são as quatro estratégias de leitura?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  • Saiba o que vai ler.
  • Mantenha o foco no processo.
  • Faça anotações durante a leitura.
  • Complete a leitura por conta própria.

Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!

  1. Trabalhe a leitura colaborativa. ...
  2. Construa perguntas. ...
  3. Faça leitura protocolada. ...
  4. Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais.

As estratégias de leitura são: seleção, antecipação, inferência e verificação. Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

O linguista francês Vincent Jouve diz que existem cinco processos simultâneos envolvidos na leitura:

  • 1 - Ler é um processo neurofisiológico. ...
  • 2 - Ler é um processo cognitivo. ...
  • 3 - Ler é um processo afetivo. ...
  • 4 - Ler é um processo argumentativo. ...
  • 5 - Ler é um processo simbólico.

Faça a leitura para a criança de forma prazerosa, despertando o interesse pela história, dando importância aos fatos lidos. O ato da leitura deve ser contextualizado. O mundo da imaginação contido na história e a ligação com o mundo real torna a leitura cada vez mais prazerosa para a criança.

Práticas e Eventos de letramento são modelos analíticos utilizados por pesquisadores que buscam compreender os usos e os significados da escrita e da leitura para diferentes grupos sociais e as consequências educacionais, políticas e sociais de tais usos e significados para os indivíduos e para os grupos a que ...

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

Leitura fonográfica e logográfica
Nesse sentido, há duas estratégias de leitura que as crianças podem utilizar e que é importante as(os) educadoras(es) – e também as famílias – compreenderem, a fim de apoiar essa aprendizagem.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Quando se bate o olho no material à procura de uma informação específica, então a técnica adequada é o scanning. Já para os momentos em que é necessária uma compreensão mais ampla do texto ou o leitor precisa explorá-lo mais uma vez, fazendo uma revista pelas palavras, então a técnica a se usar é o skimming.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Confira quais são:

  1. O que o autor está tentando dizer? ...
  2. Como o autor transmite sua mensagem? ...
  3. 3 . ...
  4. Você concorda com o ponto de vista do autor ou não? ...
  5. Como esse trabalho se complementa com outras publicações? ...
  6. Qual o contexto social da obra?
  • Leitura literal. É uma leitura feita ao pé da letra, sem adicionar comentários, explicações ou opiniões com relação ao texto. ...
  • Leitura mecânica. ...
  • Leitura rápida. ...
  • Leitura em silêncio. ...
  • Leitura em voz alta. ...
  • Leitura reflexiva. ...
  • Lectura recreativa.

Perguntas orais; diálogo com os alunos; pesquisa em fontes diversas para ampliar o conhecimento sobre o gênero e sobre o tema; exposição de resultados da pesquisa com uso de recursos tecnológicos pertinentes às atividades, entre outras estratégias didáticas.

As estratégias metacognitivas de leitura globais (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 16 e 26) representam um conjunto de estratégias de leitura orientado para a análise global do texto. Por exemplo, o item 1, “Estabelecer um objetivo geral para a leitura” e o item 26, “Ficar atento a nomes, datas, época, local”.