Quais são as quatro áreas básicas administrativas no papel do administrador?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Se formos ver as funções administrativas como um processo sequencial, teríamos a seguinte ordem: planejamento, organização, direção e controle.

As funções administrativas visam ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e metas, gerenciar seus recursos e equipes de maneira eficaz, criar um ambiente de trabalho produtivo e garantir que as atividades da empresa estejam alinhadas aos seus objetivos estratégicos.

Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa.

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional.

Ao definir o que é administração, Fayol implicitamente definiu os elementos que a compõem: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Esses cinco elementos constituem as chamadas funções do administrador.

O controle financeiro empresarial é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Níveis de planejamento e as Funções do Processo Administrativo. Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.

Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

As rotinas administrativas são tarefas do dia a dia que dão apoio às atividades centrais de todas as áreas de uma empresa, garantindo, assim, o bom funcionamento do negócio. Elas são realizadas por etapas e ajudam a cumprir prazos e organizar as diversas demandas presentes no ambiente de trabalho.

De forma geral, liderar se refere à capacidade de influenciar pessoas, ou seja, ao lado mais “humano” da função. Já a atividade de gerenciar, por sua vez, tem mais a ver com o ato de chefiar e supervisionar a execução de tarefas e o alcance de resultados, isto é, o lado mais “administrativo” da função.

Os princípios básicos da administração estratégica são: planejamento, organização, controle e direção.