Quais são as qualidades de uma boa mãe?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Passe tempo junto de seus filhos. Demonstre o seu apoio. Ame seus filhos de forma incondicional. Defina regras claras e rígidas.

Ser mãe é, sem dúvida, se reinventar. É entender que a sua força, flexibilidade e resistência são bem maiores do que você poderia acreditar. É descobrir que a maternidade te exige tudo isso, sem você planejar. É passar a se conhecer de um jeito que você nunca poderia imaginar.

A mãe segundo o coração de Deus está sempre atenta às atitudes e escolhas de seus filhos. Com palavras bondosas e animadoras, aprecia as escolhas certas, aconselha nos momentos de indecisão e, no temor de Deus, repreende quando necessário. A mãe segundo o coração de Deus é companheira e melhor amiga de seus filhos.

Amorosa e cuidadosa, a mãe cristã reflete à seus filhos, o caráter de um Deus vivo e verdadeiro, que tem planos e projetos para todo ser humano. A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites.

A mulher virtuosa segue os conselhos da mãe do rei Lemuel. Se pudéssemos resumir o que é ser uma mulher virtuosa poderíamos dizer que ela é uma mulher equilibrada. Ela sabe dar conta de suas tarefas, é trabalhadora, não é preguiça, cuida de sua casa e de seu marido, mas também tem seu tempo para Deus e para si mesma.

Na Bíblia, ser mãe é uma grande honra e uma grande responsabilidade. A mãe deve amar os seus filhos, cuidando da sua casa com prudência, pureza, bondade e submissão (Tito 2:4-5). A Bíblia nos diz que a mãe deve ser uma mulher virtuosa que trabalha pela sua família com dedicação (Provérbios 31:10-31).

Amor de Mãe - A maior felicidade de uma Mãe É ver o filho... | Facebook.

Mãe ocupa um lugar único. É lar, abraço, sorriso, território de amor. Pode ser a mãe que gerou o filho, a adotiva que aprendeu a amar ou até aquela que nem é mãe ainda, mas tem um desejo imenso de ocupar esse papel e espera o tempo certo pra esse milagre acontecer.

Estudo comprova que o amor, o afeto e o apoio emocional materno promove o aumento cerebral e o equilíbrio emocional, enquanto a falta dele pode ter sequelas mentais graves para toda a vida.

É o amor que envolve carinho sincero, dedicação, paciência, tolerância, preocupação, sacrifício e renúncia. É o sentimento que levamos por toda a nossa vida. Mães são capazes de devotar o mais profundo dos amores, tão intenso, tão puro e tão sincero.

Deus compara o Seu amor pelo Seu povo ao amor de mãe (Isaías 49:15). Ele mostra que, tal como é absurdo para uma mãe se esquecer e não ter compaixão do seu bebê pequenino, assim também Ele não se esquece de nós.

Amor de mãe
Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Segundo o relato de Gênesis, Eva foi a primeira mãe da história, a mãe de todos os seres humanos (Gênesis 3:20). Como mãe, provavelmente Eva deve ter se atrapalhado, um pouco, ao ter que cuidar dos seus filhos pequenos. Diferente de nós, ela não teve uma mãe que lhe ajudasse, ensinando o que fazer.

Filha, Mãe e Esposa
Aprendamos dela a guardar no coração, a meditar a Palavra de Deus, a acolher Jesus Palavra e Eucaristia, e a apresentá-Lo para o nosso mundo, tão necessitado de paz. Hoje, rezamos pela paz. Maria é a Rainha da Paz. Ela nos trouxe a Paz porque nos trouxe Jesus.

É ela quem fornece os subsídios biológicos, emocionais e mentais que a criança tanto precisa. Até os seus três anos de idade, o pequeno se enxerga como um pedaço dela, condensando todo o seu amor. Aí é que vemos melhor o papel da mãe: ela é o pilar responsável pelo desenvolvimento da criança.

Ser mãe é ser capaz de cuidar, proteger e amar, de forma incondicional, as duas preciosidades que Ele me emprestou”. “Ser mãe é ensinar e aprender. É crescer junto do seu filho. É amar incondicionalmente.

Ser mãe e esposa é o sonho de muitas mulheres.
...
Separe um tempo a sós com o seu marido para:

  1. Ter momentos de intimidade.
  2. Fazer alguma atividade para curtir juntos, como, por exemplo, ir ao cinema, ao teatro ou, simplesmente, caminhar.
  3. Faça algo com o “fator surpresa” (presente, tickets para um jogo ou um perfume).

1. Mulher que tem ou teve filho ou filhos. 2. Mulher que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ela, mas com quem estabelece laços maternais e a quem pode estar ligada por vínculos jurídicos (ex.: a mãe dele era solteira quando o adoptou ).