Quais são as proteínas do citoesqueleto?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os componentes do citoesqueleto são os microfilamentos, os filamentos intermediários e os microtúbulos. Os microfilamentos, também conhecidos como citoesqueleto de actina, formam uma estrutura complexa responsável pelo controle da forma celular, distribuição das proteínas de membrana e tráfego intracelular.

Ele é fundamental para que ocorra a movimentação celular; proporciona o suporte estrutural e mobilidade de organelas intracelulares e a estrutura para movimentação e separação de cromossomos durante a divisão celular.

O citoesqueleto é uma estrutura dinâmica que está presente no citoplasma das células. Ele se assemelha a uma rede, sendo formado por microtúbulos e microfilamentos (intermediários e de actina) constituídos de proteínas. Nos microtúbulos encontramos a proteína chamada de tubulina.

O citoesqueleto contém filamentos de actina, filamentos intermediários de vimentina e de citoqueratina e microtúbulos. A citoqueratina está presente somente nas células epiteliais.

As proteínas motoras, cinesina, dineina e miosina, convertem energia química, proveniente da hidrólise do ATP, em energia mecânica, que é necessária para o movimento ao longo dos trilhos do citoesqueleto.

O citoesqueleto é uma rede de filamentos proteicos que garante a manutenção do formato da célula, participa do seu processo de divisão e permite a sua movimentação. O citoesqueleto é uma estrutura presente em células eucarióticas que pode ser definida como uma rede de filamentos proteicos.

Os microfilamentos são polimerizados pela proteína actina. Como diz seu nome, são identificados como pequenos filamentos, com calibre de 5-6 nanômetros (nm) e comprimento variável, que se dispõem em feixes ou rede no interior das células, de acordo com as proteínas às quais se associam para sua organização.

Existem três tipos de citoesqueleto: microfilamentos de actina, filamentos intermediários e microtúbulos. Na célula vegetal, o citoesqueleto participa da ciclose.

PROTEÍNAS ACESSÓRIAS
E as proteínas motoras funcionam transportando macro- moléculas e organelas de um ponto a outro do citoplasma. Estas proteínas fazem com que os filamentos contínuos e paralelos deslizem entre si e em direções contrárias, constituindo a base para a motilidade, a contração e as formas das células.

Citoesqueleto - proteínas acessórias: proteínas reguladoras, ligadoras e motoras. Citoesqueleto é uma rede intrincada de filamentos protéicos que se estende por todo o citoplasma. Responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o movimento celular e transporte de substâncias. É responsável por captar alimentos.

A actina e a miosina são cadeias protéicas que se deslizam para encurtar e alongar a fibra muscular, podendo diminuir cerca de 2/3 do seu comprimento, ou até mesmo à metade.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

Questão Sobre o citoesqueleto, é correto afirmar que. está presente em células procarióticas e eucarióticas. está relacionado à ciclose, contínuo movimento de organelas e substâncias no citosol, envolvendo proteínas como actina e miosina. organiza a estrutura interna celular, mas não define a forma da célula.

Um desses filamentos é constituído pela actina em sua forma F (além de outras proteínas de ação reguladora), enquanto que o segundo tipo, de maior diâmetro, é formado por um feixe bipolarizado de uma outra proteína existente em maior quantidade — a miosina.

Duas das proteínas motoras estão associadas ao microtúbulo, são elas as dineínas e as cinesinas.

Os filamentos de actina
Os filamentos de actina, ou, simplesmente, microfilamentos, constituem o segundo elemento de impotância na composição do citoesqueleto de uma célula eucariótica típica.

Proteínas que participam de processos de contração. Incluem as PROTEÍNAS MUSCULARES bem como aquelas encontradas em outras células e tecidos. No último caso, elas participam de eventos contráteis localizados no citoplasma, na atividade móbil e no fenômeno de agregação celular.

As proteínas podem ser classificadas em globulares e fibrosas. As proteínas globulares são aquelas que possuem formas esféricas e são dobradas várias vezes. As proteínas fibrosas apresentam formato de fibra alongada.

O citoesqueleto (actinae miosina) participa dos movimentos celulares associados à fagocitose. Os filamentos finos são complexos constituídos principalmente por actina f, tropomiosina e o complexo Troponina (TnI,TnC,TnT).

Os filamentos intermediários são polimerizados por uma família de proteínas fibrilares de alta resistência mecânica e com ocorrência específica dentre os diferentes tipos celulares.

Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.