Quais são as principais regras que um franqueado precisa seguir?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Indicação do que é oferecido ao franqueado pelo franqueador e em quais condições, no que se refere a: suporte; supervisão de rede; treinamento do franqueado e de seus funcionários, especificando duração, conteúdo e custos; manuais de franquia; auxílio na escolha do ponto comercial e padrões arquitetônicos.

Um contrato de franquia é um documento legalmente vinculativo que descreve os termos e condições de um franqueador para um franqueado. Nesse contrato, o franqueador estabelece as expectativas e requisitos para que um franqueado exerça o gerenciamento de um negócio sob sua marca.

Avalie o franqueador
Há o suporte jurídico, arquitetônico, para o plano financeiro e mais. Por isso, verifique se a empresa tem oferecido auxílio aos seus franqueadores atuais. Como os empreendedores avaliam o apoio? Na hora de conversar com os franqueados, também é interessante perguntar o que eles acham do negócio.

  • Análise de franqueabilidade e viabilidade financeira. ...
  • Planejamento Estratégico de Expansão. ...
  • Manualização da franquia. ...
  • Circular de Oferta da Franquia. ...
  • Pré-contrato de franquia. ...
  • Contrato de franquia. ...
  • Implantação da franquia.

Demora para obter o retorno do investimento
Nesse contexto, é importante ter uma reserva de capital para manter a unidade da franquia em funcionamento até que ocorra o retorno financeiro. A partir daí, o franqueado terá menos preocupações pois saberá que a unidade está retornando o investimento inicial.

1 – Como será a remuneração da franqueadora? Quais os percentuais oferecidos e sobre qual índice do franqueado é aplicada a remuneração? 2 – Como será a divisão de território para atuação da franquia? Onde o franqueado poderá atuar e onde ele não poderá.

Os principais passos para franquear uma empresa são:

  1. 1- Faça uma análise financeira do seu negócio. ...
  2. 2- Verifique se os seus processos operacionais são sólidos. ...
  3. 3- Realize a formatação da sua franquia. ...
  4. 4- Divulgue sua franquia no mercado. ...
  5. 5- Desenvolva um processo de seleção de franqueados.

Pouca flexibilidade: nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. Risco de ocorrência de falhas no sistema: ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode estar sujeito a problemas operacionais no futuro.

Entre as possíveis restrições estão: aquisição de mercadorias e serviços de fornecedores não homologados, uso de direitos licenciados como marca, cores e outros signos identificativos do franqueador, comercialização de produtos e serviços diversos dos comercializados pela rede de franquia, atuação do franqueado, seus ...

Geralmente, o franqueado paga em torno de 20% a 40% de taxa em cima de suas compras.

Em 26 de dezembro de 2019, a nova Lei de franquias nº 13.966/19 é sancionada. A nova lei substitui a Lei nº 8.955/94. A Lei de Franquias foi elaborada com base no modelo estadunidense e apresenta informações relevantes para o novo franqueado avaliar o negócio ofertado, por meio da Circular de Oferta de Franquias (COF).

É bastante simples. Basicamente, o detentor dos direitos de uma marca de franquia (franqueador) cede os direitos de uso desta marca para um terceiro (franqueado) mediante o pagamento de taxas e comissões. Franquias podem existir nos mais variados modelos de negócio.

O que diz a Lei de Franquias
Na prática, o empreendedor é dono da sua própria unidade e tem o direito de comercializar produtos e serviços da franqueadora, mas sua participação se restringe apenas a sua operação, isto é, o investidor não passa a ser dono de parte da franqueadora só por ter comprado uma unidade.

O franqueador é aquele que possui uma marca estabelecida no mercado e que oferece ao franqueado a oportunidade de utilizar essa marca no seu próprio negócio com a responsabilidade relacionada ao suporte à implementação e à manutenção das lojas dos franqueados.

É papel do franqueador definir e desenvolver o conceito do negócio que será franqueado. Além disso, a marca deve criar normas, processos, políticas e padrões que devem ser seguidos pelos franqueados para a implantação, a operação e a gestão das respectivas franquias.

O que esperar de um bom franqueador?

  • Cumpre o contrato. Antes de abrir a franquia, franqueador e franqueado celebram um contrato de aquisição do negócio. ...
  • Atuação de acordo com a legislação. ...
  • Tem uma boa estrutura interna. ...
  • Oferece apoio ao franqueado.
  • Desconhecimento do sistema de franquia.
  • Avaliação financeira equivocada.
  • Falta de capital de giro.
  • Marca não é tudo.
  • Ponto comercial ruim.
  • Perfil inadequado.
  • Administrar à distância.