Quais são as principais pragas do mamoeiro?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

Dentre essas, os ácaros branco e rajado são considerados as pragas mais importantes para o mamoeiro na grande maioria das regiões produtoras brasileiras.

De acordo com as avaliações de severidade da pinta-preta em folhas de mamoeiro, a aplicação de fungicida foi eficiente no controle da doença. Os mais eficientes foram os fungicidas Comet, Opera, Bion, Stratego, Domark, Daconil + Cercobin e Score.

Podem ser controlados pulverizando-se os acaricidas recomendados, direcionando-se a calda para a superfície das folhas inferiores. O termo moscas-das-frutas designa um grupo de pragas com cerca de oito espécies do gênero Anastrepha e Ceratitis capitata, de importância mundial, que causam danos diretos aos frutos.

As viroses constituem o maior entrave para o cultivo do mamoeiro no Brasil. Dentre elas, o VMM (vírus do mosaico do mamoeiro) e o VMAN (vírus da mancha anelar do mamão), ambos conhecidos como mosaico do mamoeiro, são os mais prejudiciais.

Asperisporium caricae, é a doença mais comum do mamo omo em frutos. Ainda que não cause prejuízos tão grandes como tado por solarização, receber e dois meses. cnose em fruto de mamoeiro. Na parte inferior da folha, surgem com esporos escuros do fungo; e, cercadas por halo amarelo.

Os sintomas inicialmente se apresentam em forma de exsudatos gomosos e logo como pequenas lesões de 1cm de diâmetro de aspecto oleoso e a seguir estas ficam da cor marrom com halo amarelo com tendência a afundar-se na borda; com o tempo as lesões coalescem e se estendem a várias zonas do fruto.

spiraecola causa o encarquilhamento ou enrugamento das folhas, ficando estas enroladas. E muito comum ver parte dos ramos com folhas normais e outras enroladas, indicando o período de ataque do pulgão.

O mamoeiro precisa de muita água para crescer e no momento de produzir. A irrigação das mudas deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia. Mas ele não tolera encharcamento, então fique bem atento na hora de fazer a irrigação.

No plantio do mamão, o adubo deve ser colocado dentro dos sulcos e, depois, os coberto com terra. Para essa adubação básica, geralmente se usa 5 a 10 quilos de esterco ou composto: 1kg de termofosfato e 150g de adubo NPK 4-12-8, por cova.

A podridão preta do mamoeiro é causada pelo fungo Phoma caricae-papayae, que concentra o ataque nos pecíolos, nos frutos e nas folhas velhas da frutífera. Como sintomas, surgem manchas aquosas circulares, pequenas e pretas. Com o avanço da doença, essas manchas se tornam depressões endurecidas.

No pomar caseiro, o mamoeiro pode ter longevidade maior e crescer mais, dificultando a colheita dos frutos na ponta da planta. Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente.

O vinagre é um ótimo fungicida, que pode ajudá-lo a proteger suas plantas de alguns tipos de fungos e mofo. Para isso, basta aplicar diariamente nos locais afetados uma mistura contendo duas colheres de chá de vinagre e uma xícara de chá de camomila concentrado.

Como não gostam de umidade, procure borrifar água na planta regularmente. Para casos mais severos, faça uma calda usando 10 cm de fumo de rolo e 50 g de sabão de coco. Deixe de molho em 1 litro de água por 24 horas; depois coe a mistura e borrife nas plantas.

Os fungicidas recomendados para a doença são a base de oxicloreto de cobre, mancozebe, clorotalonil, estrobilurinas e triazóis. As pulverizações com fungicidas à base de cobre devem começar quando a lesão inicial ainda está com a coloração pardacenta (FILHO et al., 2013).

Remova os mamoeiros e os frutos doentes do pomar e não use cobertura morta no inverno. Evite ainda bacias próximas ao tronco. Faça plantios em camalhão e desinfeste as ferramentas após usá-las em plantas doentes. Por fim, pulverize as plantas com fungicidas a base de etil fosfito.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

  • Erupção cutânea ou lesões de pele;
  • Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas);
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrio;
  • Fraqueza.